sábado, 26 de dezembro de 2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Caravana Meu Novo Piauí, do Sistema Meio Norte, faz divulgação de Castelo e região
A Caravana do Sistema Meio Norte de Comunicação, com o tema “Meu novo Piauí”, esteve em Castelo de quinta-feira (29/10) a segunda-feira (02/11), tendo como foco o desenvolvimento turístico e econômico de nossa região.
Composta pelos jornalistas Cinthia Lages (TV Meio Norte), Efrem Ribeiro (Jornal Meio Norte) e Aline (Produtora), bem como por Moisés Sabba (Fotógrafo), Cleiton (Cinegrafista) e Aquiles (Motorista), a Caravana MN visitou na tarde de quinta-feira o Museu do Tito, a fábrica da Cachaça Mangueira e a sede da empresa ECB Rochas Ornamentais, que é mineradora de quartzito, uma rocha ornamental extraída, beneficiada e exportada para todo o mundo, principalmente para a Europa.
Nas primeiras horas de sexta-feira, a equipe partiu de Castelo rumo a Quiterianópolis, no Estado do Ceará, tendo como destino final as nascentes do rio Poti. Dando seqüência à série sobre este grande rio, o dia seguinte foi destinado ao cânion do Poti, na vizinha cidade de Buriti dos Montes. Percorrendo 47 km de estradas vicinais, 8 km de canoa e 6 km a pé, o grupo, agora com mais três integrantes, sendo eles Robson Miguel, Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo – CONDATUR, e os pescadores João Soares e Francisdeus, passou pela Fazenda Enjeitado, chegando até a Cachoeira da Lembrada, que marca o início daquele trecho do cânion. Ao longo do canalão, como os pescadores chamam o cânion, os membros da caravana ficaram maravilhados com a quantidade de pássaros e animais silvestres que adotaram o lugar como habitat.
Equipe Caravana MN chegando à Fazenda Enjeitado
Cinthia Lages gravando no meio do percurso pelo canalão
Durante escalada de um dos paredões com aproximadamente 40 m de altura
Segunda-feira, dia de finados, a Pedra do Castelo foi escolhida pela jornalista Cinthia Lages como local para transmissão do programa ao vivo, com duração aproximada de 30 minutos, direto do interior da gruta. As condutoras associadas à Condatur, Iandra Alves e Tatiana Lima, acadêmicas de Pedagogia na FAP (Teresina) e Química na Universidade Aberta (Castelo), respectivamente, falaram ao vivo para todo o Piauí dos motivos pelos quais integram a Condatur, a saber, a satisfação de mostrar os atrativos castelenses para o grande público. Também participou outro condutor, o sociólogo Benedito Rubens, ex-assessor de turismo do município e estudioso do rio Poti, que falou sobre a expedição realizada por ele, percorrendo o rio Poti, desde suas nascentes até o encontro com o Parnaíba, em Teresina, tendo sido realizada a pé e de canoa.
Pedra do Castelo repleta de romeiros e turistas no dia de finados
Membros da Condatur participando de programa ao vivo transmitido do interior da Pedra do Castelo
Participação de Benedito Rubens, também membro da Condatur.
Ainda no mesmo dia, a equipe visitou os sítios arqueológicos da comunidade Picos dos André, onde foi recebida pelo condutor Carlos Henrique, que mostrou os principais sítios e formações rochosas que compõem a beleza do lugar. Na noite de segunda-feira, outro programa ao vivo, só que desta vez, da oficina do artesão Antonio Caboclo, que desenvolve peças usando tanto o couro de boi, como o do bode, peças estas que participam de várias feiras e eventos, como o Casa Piauí Design, Piauí Sampa, etc.
Foi uma oportunidade ímpar para Castelo mostrar suas belezas naturais, seus atrativos turísticos, seu desenvolvimento econômico, enfim, mostrar seu povo e sua cultura. Sem dúvida, esta participação de destaque na série Meu Novo Piauí, do Sistema Meio Norte, renderá muitos frutos para a população, pois além de exibir as reportagens em vários horários na grade da emissora, o material será reproduzido e vendido em DVD para escolas, instituições e a comunidade em geral, e consequentemente, muitos turistas virão, trazendo mais divisas para nossa cidade.
Unidade Móvel para transmissões ao vivo
EM TEMPO: Pedimos desculpas pela demora em atualizar o blog, que se deu devido a um problema com a internet.
MAIS FOTOS:
Efrem Ribeiro se preparando para percorrer 8 km de canoa pelo canal
Cavernas em pleno cânion do Poti, usadas pelos pescadores para se abrigarem de madrugada
Todo o percurso foi registrado pelas lentes de Moisés Sabba, membro da Caravana MN
Registro da chegada ao final do cânion. Aqui as canoas ficam e continuamos a pé.
Pescadores com redes armadas em paredão na Cachoeira da Lembrada, que marca o início do cânion e nosso destino final durante a reportagem
Romeiros e turistas no teto da Pedra do Castelo, acompanhados por membros da Condatur
Romeiros ascendendo velas em área da Pedra do Castelo onde não há ocorrência de inscrições rupestres. No próximo dia de finados deverá estar construído um local apropriado para essa prática, fora da gruta.
Condutor realizando coleta de lixo no Salão dos Anjos, também na Pedra do Castelo
Ambulância cedida pela prefeitura municipal para eventuais acidentes, porém, felizmente não precisou ser usada
Romeira pagando promessa, cena vista facilmente no local em qualquer época do ano
Pequenos comerciantes com suas bancas. Nos dias de finados futuros deverão ser removidos para local adequado que será construído nas proximidades
Parte da equipe da Condatur que esteve presente, como acontece todos os anos, com o intuito de orientar a população sobre o recolhimento do próprio lixo, evitar pichações, etc.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Pedagogia da FAP realiza Projeto Arte e Educação em Castelo
Durante os dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), os alunos do 2º período do curso de Pedagogia da faculdade FAP, liderados pelo professor Carlos Alberto Medino, estiveram em Castelo do Piauí participando desenvolvendo um projeto de aula passeio intitulado “Arte e Educação em Castelo do Piauí”.
Grupo da FAP reunido em frente à Pedra do Castelo
Na manhã de sábado os futuros pedagogos visitaram a Pedra do Castelo, onde puderam conhecer as manifestações artísticas de nossos antepassados, os primeiros homens que habitaram este torrão e aqui deixaram sua marca, através das pinturas e gravuras rupestres. Na parte da tarde, visitaram os sítios arqueológicos dos Picos dos André, com uma enorme variedade de inscrições em tonalidades diversas, que constituem-se em um testemunho de povos em tempos remotos que aqui viveram.
Interior do Salão dos Anjos, área da Pedra do Castelo onde eram enterradas as crianças
Sítio Arqueológico Ninho do Urubu, na localidade Picos dos André
O Reisado de Dona Eulina foi o destaque daquela noite, constituído principalmente de crianças, demonstrando o compromisso desta senhora, que mesmo com muitas dificuldades financeiras, não deixa manifestações culturais como o Reisado e o São Gonçalo morrerem, incentivando crianças a participarem, sendo seu bisneto, o pequeno Ailan, de apenas 1 ano, o mais jovem integrante do grupo.
Grupo de Reisado de Dona Eulina
Já na manhã de domingo, o destino foi o cânion do rio São Miguel, na localidade Buritizinho, onde todos puderam se deliciar nas águas do rio São Miguel e admirar o suntuoso cânion e suas formações rochosas. Fica aqui um agradecimento especial aos amigos Netinho Cardoso, Eros e Professor Júnior do Zequinha, que nos deram todo o apoio necessário para retirar nosso veículo da areia da estrada.
Cânion do rio São Miguel, localidade Buritizinho
Este final de semana foi sem dúvida um grande momento para o turismo de Castelo, começando na sexta-feira com a visita de alunos e professores do Ensino Médio da cidade de Assunção do Piauí, tendo em seguida a visita dos acadêmicos de Pedagogia da Fap, que aqui permaneceram dois dias, e finalizando na segunda-feira, com a visita de estudantes da vizinha cidade de São Miguel do Tapuio, bem como um grupo de médicos e empresários teresinenses, acompanhados de suas esposas e filhos.
A Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes – Condatur, acompanhou de perto a todos os acima mencionados, não medindo esforços para que a estada em nossa cidade fosse o mais agradável possível. Sejam sempre bem vindos a Castelo do Piauí, uma terra de belezas e mistérios!
EM TEMPO: O grupo de acadêmicos da FAP veio a Castelo através de Evanielly Barbosa e Dinorah, colaboradoras da TDF Turismo e Eventos, agência que fez contato com a Condatur para organizar todo o entretenimento do grupo. Que a TDF traga mais e mais grupos!
MAIS FOTOS:
Apresentação dos condutores na Pedra do Castelo
Em direção ao Salão dos Anjos
No teto da Pedra do Castelo
Aluno da FAP caracterizado com um dos personagens da dança de Reisado
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro
Durante visita à sede da Associação dos Artesãos - AACP
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Cachaça Fest é eleito pelo G1 como uma das 10 festas mais lembradas do Brasil
A diversidade cultural do Brasil e as diferenças entre hábitos e tradições dos povos de cada região são muito bem representadas pelas festas populares espalhadas pelo país. Festa do boi no rolete, da banana, do carneiro no buraco, da costela. Com um apelo gastronômico, os eventos reúnem, todos os anos, milhares de moradores e turistas interessados em conhecer costumes tipicamente brasileiros ou adaptações de hábitos de imigrantes.
Cachaçafest
Há cinco anos, em julho, a cidade de Castelo do Piauí (PI) promove a Cachaçafest. O evento expõe diversos tipos de cachaças produzidas no município e em outras cidades parceiras. Há ainda oficinas de drinks à base de frutas tropicais e seminários para os produtores de cachaça.
A organização da festa, sob responsabilidade da prefeitura e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), afirma que nenhuma bebida é distribuída gratuitamente e não há registro de violência no evento, que reúne de 12 a 15 mil pessoas.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Alunos da Escola Santa Angélica visitam atrativos castelenses
No último sábado (12/09) professores, funcionários e alunos da 7ª e 8ª série da Escola Santa Angélica, de Teresina, passaram todo o dia em Castelo do Piauí. Os alunos estavam sob a responsabilidade dos professores de Geografia Neycelio e Rubens, tendo sido acompanhados pelos condutores Robson Lima, Augusto Júnior e Carlos Henrique.
Alunos e professores durante o café-da-manhã
Após café-da-manhã no Restaurante e Pizzaria da Meire, o grupo partiu em direção ao principal cartão postal castelense, o Parque Natural Municipal da Pedra do Castelo, onde conheceram as lendas e histórias da própria Pedra do Castelo e fizeram uma trilha até a Cachoeira das Arraias, que mesmo sem sua queda d’água devido à ausência de chuvas, não perde a exuberância. Lá todos tiveram a oportunidade de renovar suas energias, com toda segurança necessária, como uso de bóias, coletes salva-vidas e cordas delimitando a área permitida para banho.
Condutor Augusto Júnior esclarecendo como será a visitação
Foto oficial em frente à Pedra do Castelo
Durante banho no poço formado pela Cachoeira das Arraias
Já na parte da tarde o atrativo escolhido foi a localidade Picos dos Andrés com seus sítios arqueológicos. De volta à sede municipal, também fez parte do roteiro o Museu do Tito e a II Feira de Artesanato, realizada através de uma parceria entre a Associação dos Artesãos de Castelo – AACP e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Sítio arqueológico do Ninho do Urubu, na localidade Picos dos André
Outra área do sítio arqueológico Ninho do Urubu.
Outros grupos estão agendando visitas para os próximos finais de semana, mostrando que Castelo já é um destino viável e desejado por muitos. Para montar um pacote turístico ou fazer um orçamento, contate-nos através do (86) 9977-6833 (Robson) ou (86) 9978-4431 (Augusto Júnior).
MAIS FOTOS:
Reunidos em frente à Pedra do Castelo
No teto da Pedra do Castelo
Na trilha para Cachoeira das Arraias
Na trilha para Cachoeira das Arraias
Grupo na localidade Picos dos André
Ninho do Urubu
Condutor Augusto Júnior, Prof. Neycelio e Tito no Museu do Tito
Alunos na Praça Getúlio Vargas, durante Feira de Artesanato, com a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro ao fundo
Funcionárias da Escola Santa Angélica esbanjando simpatia na Feira de Artesanato
Percorrendo as várias barracas de artesanato na praça Getúlio Vargas