terça-feira, 10 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Caravana Meu Novo Piauí, do Sistema Meio Norte, faz divulgação de Castelo e região

A Caravana do Sistema Meio Norte de Comunicação, com o tema “Meu novo Piauí”, esteve em Castelo de quinta-feira (29/10) a segunda-feira (02/11), tendo como foco o desenvolvimento turístico e econômico de nossa região.

Composta pelos jornalistas Cinthia Lages (TV Meio Norte), Efrem Ribeiro (Jornal Meio Norte) e Aline (Produtora), bem como por Moisés Sabba (Fotógrafo), Cleiton (Cinegrafista) e Aquiles (Motorista), a Caravana MN visitou na tarde de quinta-feira o Museu do Tito, a fábrica da Cachaça Mangueira e a sede da empresa ECB Rochas Ornamentais, que é mineradora de quartzito, uma rocha ornamental extraída, beneficiada e exportada para todo o mundo, principalmente para a Europa.

Nas primeiras horas de sexta-feira, a equipe partiu de Castelo rumo a Quiterianópolis, no Estado do Ceará, tendo como destino final as nascentes do rio Poti. Dando seqüência à série sobre este grande rio, o dia seguinte foi destinado ao cânion do Poti, na vizinha cidade de Buriti dos Montes. Percorrendo 47 km de estradas vicinais, 8 km de canoa e 6 km a pé, o grupo, agora com mais três integrantes, sendo eles Robson Miguel, Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo – CONDATUR, e os pescadores João Soares e Francisdeus, passou pela Fazenda Enjeitado, chegando até a Cachoeira da Lembrada, que marca o início daquele trecho do cânion. Ao longo do canalão, como os pescadores chamam o cânion, os membros da caravana ficaram maravilhados com a quantidade de pássaros e animais silvestres que adotaram o lugar como habitat.

canion_poti_meionorte2 Equipe Caravana MN chegando à Fazenda Enjeitado

canion_poti_meionorte7

Cinthia Lages gravando no meio do percurso pelo canalão

canion_poti_meionorte12

Durante escalada de um dos paredões com aproximadamente 40 m de altura

 

Segunda-feira, dia de finados, a Pedra do Castelo foi escolhida pela jornalista Cinthia Lages como local para transmissão do programa ao vivo, com duração aproximada de 30 minutos, direto do interior da gruta. As condutoras associadas à Condatur, Iandra Alves e Tatiana Lima, acadêmicas de Pedagogia na FAP (Teresina) e Química na Universidade Aberta (Castelo), respectivamente, falaram ao vivo para todo o Piauí dos motivos pelos quais integram a Condatur, a saber, a satisfação de mostrar os atrativos castelenses para o grande público. Também participou outro condutor, o sociólogo Benedito Rubens, ex-assessor de turismo do município e estudioso do rio Poti, que falou sobre a expedição realizada por ele, percorrendo o rio Poti, desde suas nascentes até o encontro com o Parnaíba, em Teresina, tendo sido realizada a pé e de canoa.

pedra_castelo_finados_meionorte8 Pedra do Castelo repleta de romeiros e turistas no dia de finados

pedra_castelo_finados_meionorte13

Membros da Condatur participando de programa ao vivo transmitido do interior da Pedra do Castelo

pedra_castelo_finados_meionorte1

Participação de Benedito Rubens, também membro da Condatur.

Ainda no mesmo dia, a equipe visitou os sítios arqueológicos da comunidade Picos dos André, onde foi recebida pelo condutor Carlos Henrique, que mostrou os principais sítios e formações rochosas que compõem a beleza do lugar. Na noite de segunda-feira, outro programa ao vivo, só que desta vez, da oficina do artesão Antonio Caboclo, que desenvolve peças usando tanto o couro de boi, como o do bode, peças estas que participam de várias feiras e eventos, como o Casa Piauí Design, Piauí Sampa, etc.

Foi uma oportunidade ímpar para Castelo mostrar suas belezas naturais, seus atrativos turísticos, seu desenvolvimento econômico, enfim, mostrar seu povo e sua cultura. Sem dúvida, esta participação de destaque na série Meu Novo Piauí, do Sistema Meio Norte, renderá muitos frutos para a população, pois além de exibir as reportagens em vários horários na grade da emissora, o material será reproduzido e vendido em DVD para escolas, instituições e a comunidade em geral, e consequentemente, muitos turistas virão, trazendo mais divisas para nossa cidade.

pedra_castelo_finados_meionorte10 Unidade Móvel para transmissões ao vivo

 

EM TEMPO: Pedimos desculpas pela demora em atualizar o blog, que se deu devido a um problema com a internet.

 

MAIS FOTOS:

canion_poti_meionorte4 Efrem Ribeiro se preparando para percorrer 8 km de canoa pelo canal

canion_poti_meionorte1

Cavernas em pleno cânion do Poti, usadas pelos pescadores para se abrigarem de madrugada

canion_poti_meionorte5

Todo o percurso foi registrado pelas lentes de Moisés Sabba, membro da Caravana MN

canion_poti_meionorte9

Registro da chegada ao final do cânion. Aqui as canoas ficam e continuamos a pé.

canion_poti_meionorte10

Pescadores com redes armadas em paredão na Cachoeira da Lembrada, que marca o início do cânion e nosso destino final durante a reportagem

pedra_castelo_finados_meionorte4

Romeiros e turistas no teto da Pedra do Castelo, acompanhados por membros da Condatur

pedra_castelo_finados_meionorte3

Romeiros ascendendo velas em área da Pedra do Castelo onde não há ocorrência de inscrições rupestres. No próximo dia de finados deverá estar construído um local apropriado para essa prática, fora da gruta.

pedra_castelo_finados_meionorte6

Condutor realizando coleta de lixo no Salão dos Anjos, também na Pedra do Castelo

pedra_castelo_finados_meionorte9

Ambulância cedida pela prefeitura municipal para eventuais acidentes, porém, felizmente não precisou ser usada 

 

pedra_castelo_finados_meionorte12

Romeira pagando promessa, cena vista facilmente no local em qualquer época do ano

pedra_castelo_finados_meionorte5

Pequenos comerciantes com suas bancas. Nos dias de finados futuros deverão ser removidos para local adequado que será construído nas proximidades

pedra_castelo_finados_meionorte11

Parte da equipe da Condatur que esteve presente, como acontece todos os anos, com o intuito de orientar a população sobre o recolhimento do próprio lixo, evitar pichações, etc.