Na última quinta-feira (26/02) estiveram em Castelo o Condutor de Visitantes Osiel Monteiro que é vice-presidente da Associação Ecoturismo do Meio Norte, e atua no Parque Nacional de Sete Cidades, juntamente com o casal paranaense Alessandro e Solange, que são proprietários da agência de viagens e turismo Terral.
Osiel Monteiro (Condutor Pq. Nacional 7 Cidades, de boné), Alessandro (Agência Terral, de braços cruzados) e condutores castelenses
A vinda dos três profissionais do ramo do turismo a Castelo se deve à nova fase da Terral que está se instalando em Parnaíba, com o nome Terral Nordeste e quer incluir novos roteiros em seu portfólio. Acompanhados por Robson Miguel, presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo – CONDATUR, visitaram a Pedra do Castelo, com suas lendas e sua história; os sítios arqueológicos da comunidade Picos dos André, onde foram conduzidos por Carlos Henrique, que é morador local e demonstrou um vasto conhecimento acerca de plantas medicinais nativas da região, além de dicas de como sobreviver na mata apenas com recursos oferecidos pela própria natureza. Já no final da tarde o roteiro foi finalizado com uma rápida visita ao Museu do Tito.
Osiel Monteiro (Pq. Nacional de Sete Cidades) e Robson Miguel (Presidente Condatur), durante visita à Pedra do Castelo
Alessandro, que também é professor de fotografia, ficou maravilhado com as belezas naturais castelenses e já pretende incluí-las em seu roteiro. “Logo na entrada da cidade já percebi que aqui existe um forte apelo turístico, com a principal avenida bem arborizada”, declarou ele. Disse ainda que Castelo está estrategicamente localizada, já que os turistas atendidos pela Terral desembarcam em Teresina e tem de percorrer 360 km até a cidade de Parnaíba, de modo que uma passagem por Castelo seria apropriado para deixar o trajeto mais emocionante.
Alessandro (Terral) no interior da Pedra do Castelo
Mesmo com atrativos bastante divulgados pela imprensa piauiense e com um fluxo constante de visitantes, Castelo ainda está engatinhando no turismo, se comparado com os grandes destinos do Brasil, e esta agência, bem como outras que tenham interesse em operar nossos roteiros são bem vindas, pois além de promover uma interação com outros profissionais, vai incrementar a renda de todos que fazem parte dessa cadeia produtiva.
Mais fotos:
Alessandro e Osiel no topo da Pedra do Castelo
Osiel, Alessandro e Solange no Salão dos Anjos, ainda na Pedra
Gravuras rupestres no Salão dos Anjos
Pinturas rupestres no Salão dos Anjos
Osiel no portal de entrada da cidade
Condutor Carlos Henrique demonstrando propriedades medicinais da mata nativa
Sítio arqueológico Ninho do Urubu, nos Picos dos André
Alessandro registrando pinturas rupestres dos Picos dos André
Pinturas dos Picos dos André
Casa mais antiga da comunidade Picos, construída em 1888
Fonte: www.condatur.wordpress.com