sábado, 25 de outubro de 2008

CURSO DE HISTÓRIA DO PIAUÍ MOVIMENTA A INTELECTUALIDADE CASTELENSE


Teve início dia 20 e vai até 26 deste mês, o curso de história do Piauí intitulado "O Piauí que o Brasil não Vê – História, Arte e Cultura", ministrado pela historiadora Prof.ª Claudete Maria Miranda Dias, que é natural de São Raimundo Nonato/PI, fez seu curso de história na Universidade Federal do Piauí, mestrado na Federal Fluminense e doutorado na Europa, portanto, totalmente credenciada para tal fim. Dentre publicações de sua autoria, destaca-se o livro que narra as guerras da independência e seu desdobramento culminando com a Balaiada, revolta civil que abrangeu os estados do Piauí, Ceará e Maranhão na primeira metade do século XIX.

As aulas teóricas estão sendo ministradas na Secretaria de Educação do município com sala cheia, são mais de 80 estudantes, professores e condutores de visitantes com o mesmo objetivo de apreender conhecimentos e trocar experiências, já que uma das metas do citado curso é incentivar trabalhos de pesquisa local fazendo com que se olhe para os escombros do passado soerguendo os detalhes de sua história ora esquecidos.

Como prática pedagógica extra-classe, os estudantes estarão participando do III Encontro de Reisados e Culturas Afins da Comunidade Picos dos André, a realizar-se durante todo o dia 25, onde vários grupos folclóricos estarão se apresentando, numa atividade de resgate da cultura popular e do patrimônio imaterial que teima em resistir aos floreios da cultura de massa que pasteuriza e destrói nossos ritos e mitos passados a cada geração por mestres e mestras, onde o lúdico e o onírico se expressam em cantos e danças, cuja graça e singeleza apaixona a todos. Dia 26, último dia de curso, será destinado à visitação do Parque Municipal da Pedra do Castelo e ao Museu do Tito.

O sucesso desta empreitada educacional conta com diversos parceiros e colaboradores, dentre os quais citamos: a Prefeitura Municipal de Castelo, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), bem como diversas empresas e instituições locais. A associação dos Condutores de Visitantes, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Castelo, a Consultoria Nacional e Internacional de Turismo e a Assessoria de Turismo de Castelo assinam a coordenação do evento.

A grande recompensa pelo esforço de agora será notada no transcorrer do tempo, visto que, quando nos detemos a estudar o passado, nos lançamos como agentes transformadores da realidade rumo a uma sociedade mais justa e igualitária. Mil honras aos nossos antepassados guerrilheiros balaios e bem-te-vis.

Benedito Rubens Luna de Azevedo
Assessoria de Turismo de Castelo do Piauí
Outubro de 2008

Nenhum comentário: