A visita da comitiva castelense a Marvão, em Portugal, chegou ao fim na madrugada do último domingo (16/11), quando o grupo de castelenses desembarcou no aeroporto de Teresina. Desde o dia 6 de novembro, quando teve início a viagem, muitas experiências positivas para Castelo do Piauí aconteceram.
Já no primeiro dia o grupo foi calorosamente recebido pelos alunos e professores da Escola Básica Integrada de Portagem, onde alunos das séries iniciais até a 4ª série encenaram, dançaram e cantaram para nós, seus visitantes. Em companhia do Presidente da Câmara de Marvão, Dr. Victor Frutuoso e do vice-presidente, Dr. Pedro Sobreiro, o prefeito de Castelo, Dr. José Maia, o prefeito eleito, Wilmar Cardoso e todos os componentes da comitiva visitaram toda a escola.
No turno da tarde e início da noite, conhecemos o Castelo de Vide, com destaque para as Sinagogas, edificações com vários séculos de existência, onde os judeus reuniam-se às escondidas para suas atividades religiosas. Chamou atenção também, a oficina onde por vários séculos a família nosso anfitrião, Mestre Carolino, trabalhou com o ferro. No local estão expostos vários objetos, como mesas e cadeiras, feitos artesanalmente.
No segundo dia em solo marvanense, tivemos a honra de prestigiar a abertura da 25ª edição da Feira da Castanha e Festa do Castanheiro, que aconteceu durante dois dias dentro das muralhas do Castelo de Marvão. Castelo do Piauí estava presente com seu estande, um reduto castelense onde os visitantes portugueses, espanhóis e de outros países conheceram um pouco de nosso artesanato, nossa cajuína e nossa história. Pelas estreitas ruas do castelo, diversos grupos folclóricos apresentavam-se com músicas e danças típicas da região, como o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo Antonio das Areias, Unidos da Paródia de Amarante, Charanga Show, dentre outros. Nos magustos, que são os locais onde são assadas as castanhas, as pessoas reuniam-se para experimentar e comprar o produto que deu nome ao evento. Além disso, várias oficinas ao ar livre estavam em pleno funcionamento, com os artistas esculpindo a madeira, pintando o tecido e confeccionando o rico artesanato local.
Paralelo à feira, aconteceu na Câmara Municipal de Marvão, a solenidade para assinatura da Ratificação do Protocolo de Geminação, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Dr. Victor Frutuoso, do vice-presidente, Dr. Pedro Sobreiro; da vereadora Drª Madalena Tavares; do presidente da Assembléia Municipal de Marvão, Dr. Carlos Sequeira; da Assessora da Casa da Cultura, Drª Catarina Machado, de todos os vereadores e autarcas marvanenses, bem como o atual e o futuro prefeito de Castelo do Piauí, Dr. José Maia e Wilmar Cardoso, respectivamente; o vereador castelense Júnior do Zezé; os técnicos Benedito Rubens e Robson Lima, além do consultor Francisco Pantaleão. A solenidade foi prestigiada por vários veículos de comunicação que deram ampla cobertura e destaque ao momento.
Durante a visita da comitiva castelense foi elaborado um roteiro que contou com a visita a Dona Maria Luiza, uma brasileira que há muito reside em Marvão, sendo viúva João Apolinário, poeta português que viveu seus últimos anos na cidadela fortificada nos entre muros do Castelo de Marvão; visita à indústria de café e Museu do Café Delta, além da adega de vinhos “Adega Mayor”, na cidade de Campo Maior; Câmara Municipal da cidade de Portalegre, capital do distrito de mesmo nome, onde está situado Marvão, oportunidade em que fomos recebidos pelo presidente e vereadores; jantar com a presença do Alcaide (prefeito) da cidade espanhola de Valença de Alcântara; visita a uma fábrica de azeite de oliva; visita a um lagar artesanal, de propriedade do Sr. João Carlos, onde além do azeite é fabricado também um vinho artesanal. Também foi visitado o povoado de Nisa, com seu bordado e ponto de cruz tradicional e conhecido em todo o país; o Castelo de Belver, na cidade de Gavião, onde fomos recebidos pelo presidente da câmara Jorge Martins. Além disso, também fomos recebidos pelo presidente da Freguesia de São Salvador da Aramenha e visitamos o museu e as ruínas da cidade romana de Ammaia, com artefatos que datam do séc, I.
O saldo desta viagem foi positivo. Atual e futuro prefeito puderam ver como funcionam as estruturas administrativas de Portugal, país que tem no turismo a principal fonte de empregos. Além do mais, o Protocolo de Geminação já é uma realidade, uma vez que foi assinado em duas etapas diferentes: uma em julho, com a visita da comitiva marvanense a Castelo do Piauí; outra agora, quando a comitiva castelense foi assinar a segunda etapa deste importante acordo. Como bem disse Dr. José Maia durante seu pronunciamento na solenidade: isto é mais que um intercâmbio, é um laço de amizade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário