terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Castelo do Piauí recebe investimentos para infra-estrutura turística





Através de convênio firmado entre o município de Castelo do Piauí e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estão sendo instaladas passarelas e guarda–corpos na comunidade “Picos dos André” em alguns dos vários sítios arqueológicos ali existentes.

Com o benefício, será possível receber, ordenadamente, os visitantes e turistas atraídos pela beleza e diversidade das pinturas rupestres, dispostas em paredões de arenito, envoltos por mata verde configurando paisagens cinematográficas. Em contrapartida, a comunidade está se organizando na forma de associativismo para gerir o enigmático parque arqueológico.

Além da comunidade “Picos dos André”, os técnicos do IPHAN, sob a orientação da arqueóloga Jacionira Coelho estão empenhados em elaborar o projeto de sinalização e acessibilidade para o Parque Municipal Pedra do Castelo o que permitirá a visitação controlada ao monumento, evitando assim, as degradações antrópicas.


Ainda no primeiro semestre de 2008, esta mesma equipe executou um inédito trabalho de conservação do monumento que resultou na retirada de todas as pichações atuais, os excessos de parafina e fuligem que ofuscavam as pinturas rupestres encontradas na Pedra do Castelo.

De acordo com as pesquisas realizadas em Castelo e região, o potencial para o turismo arqueológico se compara em importância à região de São Raimundo Nonato, sendo que há muito que fazer, tanto para preservar este magnífico patrimônio piauiense como para aproveitá-lo de forma sustentável e duradoura.

Benedito Rubens Luna de Azevedo

Assessoria de Turismo de Castelo do Piauí
Janeiro de 2009

Nenhum comentário: