domingo, 28 de junho de 2009

Associação dos Artesãos e Secretaria Municipal de Assistência Social promovem I Feirinha do Artesanato

Na noite de quinta-feira (25) a Associação dos Artesãos – AACP e a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram na praça Getúlio Vargas a I Feirinha do Artesanato de Castelo, com apresentação das quadrilhas juninas, “Os Inocentes” e “Arebaba” do Projovem, além da quadrilha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

feira_artesanato3Ceres Vidal, Secretária Municipal de Assistência Social e Joana Dark, Assistente Social da prefeitura 

 

feira_artesanato1

“Os Inocentes”, quadrilha junina do Projovem

 

Também fez parte da programação a apresentação do Reisado de Dona Eulina, com o tradicional boi e seus caretas. Até o pequeno Ailan, neto de Dona Eulina, dançou o reisado. Apesar de ter apenas 1 ano de idade, já segue os passos de sua avó.

feira_artesanato5Grupo de Reisado de Dona Eulina, composto principalmente por crianças 

 

feira_artesanato4

Dona Eulina cantando no reisado

Por toda a praça diversos artesãos organizaram mesas com artesanatos variados e barraquinhas com comidas típicas do período junino.

feira_artesanato_1Barra de comidas típicas 

 

O evento marca a instalação da Associação dos Artesãos no prédio que fica na praça Getúlio Vargas. A intenção dos organizadores é abrir o espaço semanalmente, de quinta a domingo, para receber os visitantes que chegam no fim de semana.

 

VEJA MAIS FOTOS:

feira_artesanato2Fabiana, Celma e Ronaldo, consultores SEBRAE 

feira_artesanato6

Quadrilha junina “Os Inocentes”

feira_artesanato7

Quadrilha junina “Os Inocentes”

 

feira_artesanato8

Quadrilha junina do EJA

feira_artesanato9

…Grande roda…

 

feira_artesanato10

…As damas…

 

feira_artesanato11

…Catraca…

 

VEJA OS VÍDEOS:

 

 

 

terça-feira, 23 de junho de 2009

Arqueólogo libanês vem a Castelo para pesquisar civilização fenícia

Durante todo o dia de ontem (22), o arqueólogo e escritor Roberto Khatlab, paranaense de descendência libanesa, especialista em Arte Fenícia, visitou a localidade Picos dos André e Pedra do Castelo, com o objetivo de encontrar algum vestígio de civilizações fenícias em Castelo, bem como em outras cidades do Piauí.

 

arqueologo_libano_fenicios_castelo1Condutor Augusto Júnior, jornalista Marta Tajra, Tito e o arqueólogo Roberto Khatlab, durante visita ao Museu do Tito

arqueologo_libano_fenicios_castelo5

Observando as inscrições rupestres dos Picos dos André

 

Os fenícios estabeleceram-se nas margens orientais do Mediterrâneo, na fina e fértil faixa situada entre o mar e os montes Líbano e Antilíbano. A pequenez de seu território, a presença de vizinhos poderosos, e a existência de muita madeira de cedro (boa para a construção naval), nas florestas das montanhas, parecem ter sido fatores adicionais que orientaram a civilização fenícia para o mar.

Roberto Khatlab mora há 22 anos em Beirut, capital do Líbano, onde trabalha como arqueólogo e veio ao Brasil, mais precisamente para as cidades piauienses de Castelo, Pedro II e Buriti dos Lopes, além do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca especificamente para estudar as possíveis influências fenícias, deixadas através de inscrições rupestres diversas.

Na década de 20 do séc. XX, o historiador austríaco Ludowig Schwennhagen esteve no Piauí para estudar essa intrigante civilização e defendeu que os fenícios usaram o Brasil como base durante pelo menos oitocentos anos, deixando aqui, além das provas materiais, uma importante influência lingüística entre os nativos.

Finalizando seu trabalho, Khatlab participará do Global Rock Art – Congresso Internacional de Arqueologia e Arte Rupestre, que será realizado de 29/06 a 03/07, na cidade de São Raimundo Nonato.

 

MAIS FOTOS:

arqueologo_libano_fenicios_castelo3khatlab e o condutor Augusto Júnior, nos Picos

 

arqueologo_libano_fenicios_castelo4 

Condutor Carlos Henrique mostrando pinturas rupestres ao arqueólogo

arqueologo_libano_fenicios_castelo6

Em visita ao Museu do Tito

 

Com informações de

http://www.acasicos.com.br/html/fencios.htm

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Marvão homenageia Castelo do Piauí na Feira de Artesanato e Gastronomia



XI Feira da Gastronomia de Marvão / II Feira de Artesanato Urbano

10 DE JULHO

Julho é mês da gastronomia no magnífico cenário da piscina fluvial da Portagem. Os pratos emblemáticos da sabedoria culinária de Marvão são as estrelas absolutas numa envolvente de encantar. Na noite de abertura não perca a sopa de feijão verde “aos trambolhões”, o bacalhau de escabeche com batata cozida e a galinha do campo desfiada com tomatada. A terminar, um arroz doce de encantar. De seguida, desfrute da animação musical de homenagem à geminação com Castelo do Piauí que estará a cargo do projecto “Aquelas Coisas Todas”, música brasileira com ares de jazz que convida a ficar noite fora.

Onde: Margem fluvial do Rio Sever - Portagem
Quando: A partir das 19h
Quanto: Adultos – 12 euros; Crianças dos 6 aos 12 – 6 euros; Crianças até 6 anos - Grátis

11 DE JULHO


No segundo dia da nossa feira da gastronomia, aproveite para passear pela 2ª Feira de Artesanato Urbano que decorre nos relvados em frente ao Centro de Lazer e conheça as novas tendências e aplicações das artes manuais. Ao jantar, não se atrase porque de certeza que vai encher. Não hão-de faltar comensais desejosos de experimentar a nossa sopinha de tomate com ovo escalfado, a alhada de cação e as migas de batata com carne de porco frita. Uma proposta de luxo por um preço de saldos. Ideal nestes tempos de crise. Por volta das 22.30h, o anfiteatro do Centro de Lazer recebe um show magnífico integrado nas nossas “Noites do Brasil”: o projecto “Bosse’Já” que irá interpretar as mais belas canções de Bossa Nova (Tom Jobim, Baden Powell, João Donato).

Onde: Margem fluvial do Rio Sever
Quando: A partir das 19h
Quanto: Adultos – 12 euros; Crianças dos 6 aos 12 – 6 euros; Crianças até 6 anos - Grátis

12 DE JULHO


No domingo, este cartaz de luxo encerra com chave de ouro: para além das entradas regionais que só por si valem quase por uma refeição, temos ainda a sopa de feijão com couve e lacão, a petinga frita com arroz de tomate e as febras do alguidar com batata frita em azeite. Uma maravilha! O espectáculo desta noite consta da actuação do brasileiro Marcelo Johnson, um guitarrista, cantor e compositor brasileiro que apresenta o seu cd “Qualquer poesia” mas também covers de influências como Cazuza, Pink Floyd, James Brown, entre outros…

Onde: Margem fluvial do Rio Sever
Quando: A partir das 19h
Quanto: Adultos – 12 euros; Crianças dos 6 aos 12 – 6 euros; Crianças até 6 anos - Grátis

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ainda as festas dos Santos Populares


Na noite de Santo António, salta-se a fogueira com perfume a rosmaninho.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mais uma reunião com as comissões organizadores do Cachaça Fest

Na tarde de ontem (09), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, os coordenadores e membros das diversas comissões organizadores do Cachaça Fest, reuniram-se para falar sobre o evento.

reuniao 2 cachaca fest 1 Prefeito Wilmar Cardoso falando aos coordenadores das comissões organizadoras

 

Ficou de pronto, decidido a ida da Comissão de Rede de Alimentos e Bebidas a Teresina para fechar contrato com uma cervejaria, que ainda não foi decidida. Além disso, a comissão responsável pela ornamentação da cidade, já fez algumas visitas ao Mercado Público Municipal, cartão de visitas de qualquer cidade turística.

reuniao 2 cachaca fest 2 Membros das comissões

Durante sua fala, Drª Vera, Diretora do Hospital Nilo Lima, informou a todos que os profissionais de saúde realizarão diversas palestras sobre o uso abusivo do álcool. Solicitou treinamento do Corpo de Bombeiros para que seja realizado curso de primeiros socorros e atendimento de urgência, com os demais profissionais ligados à saúde, como vigias, zeladoras e demais pessoas que podem prestar atendimento de urgência, caso necessário.

Uma das comissões a se pronunciar foi a do Ecoturismo, onde propomos a manutenção das trilhas, conserto de estradas de acesso a diversos atrativos, sinalização das trilhas, padronização da CONDATUR, além de equipamentos para um bom atendimento ao nosso visitante, como rádios de longo alcance, dentre outros.

A próxima reunião para tratar do tema, ficou agendada para o dia 18 de junho, com a presença de técnicos do SEBRAE.

Fonte: Blog dos Condutores e Artesãos Castelenses

SETUR realiza seminário sobre Programa de Regionalização do Turismo

Ontem (09), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, as técnicas Ana Cristina e Anecy Castelo Branco, da Secretaria Estadual de Turismo – SETUR estiveram reunidas com vários segmentos da cadeia produtiva do turismo castelense, durante a realização do “Seminário de Sensibilização e Mobilização da Comunidade da Região Turística Pólo Aventuras e Mistérios”.

SDC13650 Logomarca do PRT

Além dos membros da Associação dos Condutores – CONDATUR, participaram também membros da Associação dos Artesãos, Associação dos Moradores da Localidade Bonito, Grupo Castelenses Amigos do Verde, Tito (Museu do Tito), alunos do Projeto Juventude e Cidadania, alunos do Projovem Adolescente e Projovem Trabalhador, Jurandir Viana, da rádio AM Cidade; Arcanjo Brandão, da rádio Marvão FM, além de várias autoridades, como o Vice-prefeito, Dr. Nilso Feitosa; Secretária Municipal de Assistência Social, Ceres Vidal; Secretário Municipal de Obras e Infra-Estrutura, João Chagas; Secretária Municipal de Agricultura, Fátima Soares; Assistente Social do SERSOM, Joana Dark; os vereadores Raimundinho Mineiro e Rossi Melo; Dona Eulina e Dona Branqueza, organizadores de Grupos de Reisado e São Gonçalo, e representantes de bares e restaurantes da cidade.

SDC13653

Anecy falando aos presentes

SDC13656

Público presente às discussões

SDC13661 

Vereadores Rossi Melo e Raimundinho Mineiro

O motivo maior do seminário foi sensibilizar os setores da sociedade castelense para a elaboração de roteiros integrando várias cidades, já que vários municípios juntos em prol de um objetivo comum, que é o turismo, têm mais força que caminhando sozinhos. A CONDATUR já havia participado de dois seminários sobre o tema, um em Teresina, do qual também participou o prefeito municipal, Wilmar Cardoso, e outro no Parque Nacional de Sete Cidades.

SDC13683 Participantes do seminário

Durante o seminário, Dona Eulina aproveitou para divulgar a realização de um São Gonçalo, dia 26 de junho, em sua residência. Aproveitou para mostrar a música de sua autoria, que será em seu evento cultural.

SDC13664 Dona Eulina – organizadora de Reisado e São Gonçalo

Castelo já abraçou o PRT – Programa de Regionalização do Turismo, e deverá receber em breve uma consultora do Ministério do Turismo para articular a Instância de Governança, que envolverá todos os municípios circunvizinhos.

SDC13685

Integrantes da CONDATUR, Anecy Castelo Branco e Ana Cristina (SETUR), Dona Eulina ao centro

Fonte: Blog dos Condutores e Artesãos de Castelo

terça-feira, 9 de junho de 2009

Infomarvão nº1


Disponível AQUI

(na 2ª página existe uma pequena notícia relativa à Geminação)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

As festas dos Santos Populares





Junho é o mês dos santos populares. Santo António a 13, São João a 24 e São Pedro a 29.


Sardinha assada, bailes pelas ruas, manjericos e versos populares: assim é a tradição portuguesa no mês de Junho.




Há sempre muita festa, balões que sobem no ar, petiscos em que não falta a boa sardinha assada e muita, muita alegria.


Decoram-se as ruas com balões e arcos de papel às cores, há bailaricos nos pequenos largos e altares para os santos a pedir sorte. Em Lisboa, celebra-se o Santo António casamenteiro de 12 para 13 de Junho. «Santo António, Santo Antoninho, Arranja-me lá um maridinho...» é um dos mais antigos pregões populares. Na Avenida da Liberdade há Marchas, um desfile dos bairros da cidade. Centenas de figurantes e muito público a aplaudir o favorito é um espectáculo a não perder. Se gostar de alguém, declare-se no calor da festa e ofereça um manjerico com uma quadra de amor.
O São João no Porto, de 23 para 24, é um momento de grande folia conhecido por todos. É para ser vivido na rua e São João permite todos os excessos. Leva-se na mão um alho-porro e dá-se com ele na cabeça do vizinho em tom de brincadeira. Para além dos bailaricos, o fogo-de-artifício no Rio Douro é o ponto alto da noite. No meio de tanta agitação, quando tiver fome, escolha a ementa da festa: Caldo Verde, Sardinha Assada, pão e vinho tinto.


(Robson, será que poderias escrever sobre as Festas Juninas? Gostaria de saber se são tradicões semelhantes)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Estando em Castelo, não deixe de visitar o Museu do Tito

O Museu do Tito é mantido pelo Sr. Francisco Nilo Cardoso Filho, conhecido popularmente como Tito, que nas horas vagas, faz incursões ao interior do município, percorrendo fazendas e falando com os mais velhos à procura de objetos que contenham a história de Castelo, seus costumes e cultura ao longo das décadas.

SDC13162 Tito lendo o mapa

É interessante ressaltar que o “museu” não recebe qualquer incentivo do governo ou de nenhum outro órgão ou entidade. Tudo é mantido pelo esforço próprio do colecionador. Lá pode ser encontrada, por exemplo, uma coleção de machadinhas indígenas, conhecidas na região como “pedras de corisco”, ou objetos antigos que pertenceram às primeiras famílias de Marvão, dentre outras excentricidades.

SDC13155 Armas antigas, dentre elas duas bestas

Constitui-se ainda como uma importante fonte de estudos e pesquisas, contendo livros, mapas e cartas topográficas antigas, de Castelo, Valença e outras cidades.

museu_tito_arte_biblioteca Biblioteca do Museu

Em visita no último sábado (30), pude constatar a existência de um mapa que contêm muitas informações ainda pouco divulgadas, como por exemplo a localização da nascente do riacho da Palmeira, que fica próximo da barragem da localidade Santa Alice, entre a Vereda da Salsa e a Fazenda Nova, percorrendo aproximadamente 25 km, passando ao lado da Pedra do Castelo e desaguando no rio Poti após formar duas quedas d’água de 20 metros cada.

SDC13164 Carta topográfica contendo informações sobre os principais cursos d’agua de Castelo

 

O museu do Tito está localizado na rua Pedro II, s/n – Centro em Castelo do Piauí. A entrada é franca, porém donativos são bem vindos.

 

MAIS FOTOS:

museu_tito_arte_sacra Arte Sacra

SDC13170 Peças da época dos Jesuítas no Piauí

 

Fonte: Blog dos Condutores e Artesãos de Castelo do Piauí

terça-feira, 2 de junho de 2009

Artesanato castelense no Casa Piauí Designer 2009

A exemplo do que ocorreu ano passado, o artesanato castelense, representado pelo couro, está participando do Casa Piauí Designer 2009, evento organizado pelo SEBRAE-PI, em exibição no Teresina Shopping, desde o dia 27 de maio até 13 de junho.

DSC03303

 Associação dos Artesãos de Castelo expondo no Casa Piauí Desig

O Casa Piauí Design apresenta produtos da terra, feito por gente de fibra. É um espaço para encontrar nossas raízes, cores e formas, que encantam pela originalidade e pelo respeito à identidade. Os artesãos participantes do evento contaram com a parceria de estudantes e profissionais de arquitetura e ambientação, sempre com o suporte do SEBRAE.

O artesanato em couro foi mais uma vez escolhido para participar deste importante evento. Este ano os artesãos castelenses se encontram organizados através da Associação dos Artesãos de Castelo – AACP, o que sem dúvida nenhuma traz mais visibilidade para o trabalho desenvolvido, e mais força para o grupo.

DSC03304Adega em couro 

DSC03305 Conjunto com porta garrafa e bandeija, também em couro

A Secretária Municipal de Assistência Social, Ceres Vidal, parceira dos artesãos, esteve ontem no Teresina Shopping acompanhada de Antonio Caboclo e Maria Magalhães, artesãos responsáveis pelas peças. Os dois ficaram orgulhosos ao ver sua criação exposta e valorizada por todos.

DSC06675Sec. Assistência Social Ceres Vidal e os artesãos Maria Magalhães e Antonio Caboclo (esquerda para direita) 

Outro evento importantíssimo para o artesanato e turismo é o Piauí Sampa, que ocorre anualmente na cidade de São Paulo, onde são divulgados os produtos artesanais e as belezas do nosso estado. Este ano, o artesanato castelense não participará, por causa das datas que se chocam. O Piauí Sampa teve início hoje (01) no Shopping Eldorado, em São Paulo e vai até 07 de junho.

 

MAIS FOTOS:

DSC03307Tamburete trabalho à base de couro, com técnicas de rebaixamento 

 

DSC03314Visitação intensa ao evento

DSC03326Castelenses visitando stand 

DSC03372

Loja de comercialização do artesanato exposto

Fonte: Blog do Turismo e Artesanato de Castelo do Piauí