terça-feira, 23 de junho de 2009

Arqueólogo libanês vem a Castelo para pesquisar civilização fenícia

Durante todo o dia de ontem (22), o arqueólogo e escritor Roberto Khatlab, paranaense de descendência libanesa, especialista em Arte Fenícia, visitou a localidade Picos dos André e Pedra do Castelo, com o objetivo de encontrar algum vestígio de civilizações fenícias em Castelo, bem como em outras cidades do Piauí.

 

arqueologo_libano_fenicios_castelo1Condutor Augusto Júnior, jornalista Marta Tajra, Tito e o arqueólogo Roberto Khatlab, durante visita ao Museu do Tito

arqueologo_libano_fenicios_castelo5

Observando as inscrições rupestres dos Picos dos André

 

Os fenícios estabeleceram-se nas margens orientais do Mediterrâneo, na fina e fértil faixa situada entre o mar e os montes Líbano e Antilíbano. A pequenez de seu território, a presença de vizinhos poderosos, e a existência de muita madeira de cedro (boa para a construção naval), nas florestas das montanhas, parecem ter sido fatores adicionais que orientaram a civilização fenícia para o mar.

Roberto Khatlab mora há 22 anos em Beirut, capital do Líbano, onde trabalha como arqueólogo e veio ao Brasil, mais precisamente para as cidades piauienses de Castelo, Pedro II e Buriti dos Lopes, além do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca especificamente para estudar as possíveis influências fenícias, deixadas através de inscrições rupestres diversas.

Na década de 20 do séc. XX, o historiador austríaco Ludowig Schwennhagen esteve no Piauí para estudar essa intrigante civilização e defendeu que os fenícios usaram o Brasil como base durante pelo menos oitocentos anos, deixando aqui, além das provas materiais, uma importante influência lingüística entre os nativos.

Finalizando seu trabalho, Khatlab participará do Global Rock Art – Congresso Internacional de Arqueologia e Arte Rupestre, que será realizado de 29/06 a 03/07, na cidade de São Raimundo Nonato.

 

MAIS FOTOS:

arqueologo_libano_fenicios_castelo3khatlab e o condutor Augusto Júnior, nos Picos

 

arqueologo_libano_fenicios_castelo4 

Condutor Carlos Henrique mostrando pinturas rupestres ao arqueólogo

arqueologo_libano_fenicios_castelo6

Em visita ao Museu do Tito

 

Com informações de

http://www.acasicos.com.br/html/fencios.htm

Um comentário:

Erich Pontoldio disse...

Nas comunidades do orkut para comentar no blog acima, vc precisa deixar o seu link, caso contrário nibguem vai comentar !!!!