quinta-feira, 18 de março de 2010

Castelo integrará novo roteiro turístico do Piauí

Durante reunião ocorrida no SEBRAE-PI na última segunda-feira (15/03), com representantes dos municípios de União, Altos, José de Freitas, Campo Maior, Teresina e Castelo, foi discutida a criação de um novo roteiro turístico integrado com atrativos das seis cidades, mais o cânion do rio Poti, na cidade de Buriti dos Montes, que estava sendo representada por seu Coordenador de Turismo, Benedito Rubens. Já Castelo do Piauí foi representado pelo Presidente da Associação dos Condutores – Condatur, Robson Miguel, que também representou a prefeitura municipal, que tem como prefeito Wilmar Cardoso, sempre atento às questões relativas ao incremento do turismo em Castelo e parceiro do SEBRAE neste projeto, desde o início das discussões, ainda no passado.

reuniao_sebrae4 Público presente, representantes dos municípios e de órgãos relacionados

O encontro foi conduzido por Gilson Vasconcelos e Ronaldo Pompeu, do SEBRAE-PI, e pelas consultoras Fabiana Ribeiro e Celma Maia, do SBRAE-CE, que juntamente com os presentes e a contribuição da publicitária Naia, da agência S/A Propaganda, discutiram o nome do roteiro que deverá ser apresentado no Piauí Sampa, no meio do ano. Para conclusão dos trabalhos, uma equipe com membros do SEBRAE e da S/A visitarão todos os municípios para que seja criada a marca do novo roteiro, que deverá ser anunciado em breve para a imprensa piauiense.

Dentre os pré-requisitos necessários para a inclusão dos municípios acima no roteiro de Teresina, estão a adequação de pelo menos um hotel e um restaurante em cada cidade para ser referência em todo o Estado. Para isso, até o mês de junho próximo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA deverá fazer inspeção nos municípios.

reuniao_sebrae1 Gilson Vasconcelos, do SEBRAE-PI

reuniao_sebrae2

Selma Maia, consultora SEBRAE-CE e Ronaldo Pompeu, SEBRAE-PI ao fundo

reuniao_sebrae3

Fabiana Ribeiro (esquerda, de pé) consultora SEBRAE-CE

reuniao_sebrae6

Naia, publicitária da S/A Propaganda

Fonte: www.condatur.wordpress.com

quinta-feira, 4 de março de 2010

Projovem Adolescente participa de palestra sobre potencial turístico de Castelo

Na noite de ontem (03/03), jovens integrantes do Projovem Adolescente de Castelo, acompanhados das orientadoras Maria de Jesus, Socorrinha e Célia Andrade, assistiram na Biblioteca Municipal Elza Miguel Brandão, a uma palestra sobre o potencial turístico de Castelo, que foi ministrada por Robson Miguel, Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo – Condatur.

Durante a palestra, os jovens tomaram conhecimento da vocação turística do município, onde várias modalidades podem ser desenvolvidas, a exemplo do turismo de aventura, turismo rural, ecoturismo, turismo religioso, dentre outros. Houve exposição de fotos dos diversos atrativos turísticos, e graças a um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Condatur, a esmagadora maioria dos jovens ali presentes já visitaram os principais atrativos de nosso município.

Robson aproveitou a ocasião para anunciar que ainda neste primeiro semestre solicitará do SEBRAE/PI um curso de formação de novos condutores para engrossar as fileiras da Condatur nesta arte de bem receber nossos visitantes. Os interessados deverão ter idade mínima de 17 anos e poderão deixar nome e telefone com a orientadora Célia Andrade, que repassará a lista à diretoria da Condatur.

 

Veja fotos:

 

palestra_projovem_turismo11

Robson Miguel, durante a palestra

palestra_projovem_turismo1

palestra_projovem_turismo4

palestra_projovem_turismo13

Orientadora Célia Andrade (direita, blusa branca)

 

palestra_projovem_turismo22 Orientadora Maria de Jesus (esquerda, blusa branca)

palestra_projovem_turismo30 Orientadora Socorrinha, (centro da foto, blusa preta)

palestra_projovem_turismo37

Robson e jovens do Projovem, após a palestra

terça-feira, 2 de março de 2010

Prefeito de Castelo, Presidente da Condatur e técnicos da SEINFRA visitam Pedra do Castelo

O prefeito de Castelo, Wilmar Cardoso, acompanhado dos técnicos da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado-SEINFRA, Dr. Alexandre e Drª Leila, engenheiro e arquiteta, respectivamente, e de Robson Miguel, Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes – Condatur visitaram o Parque Natural Municipal da Pedra do Castelo para analisarem projeto de implantação de centro ecumênico e infra-estrutura turística no local.

pedra_seinfra1Wilmar Cardoso, Drª Leila e Dr. Alexandre, na Pedra do Castelo 

O Governo do Estado autorizou o início da obra no ano passado e a construtora ganhadora da licitação chegou a fazer contato com a prefeitura municipal, porém o Ministério Público, através da Curadoria do Meio Ambiente cancelou a obra e pediu um Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, um Licença Ambiental e a realização de uma audiência pública para que a comunidade tome conhecimento do projeto.

Durante a visita de hoje ficou acertado que uma pequena área deverá ser adquirida pela prefeitura e anexada ao parque, para que seja construído o projeto que prevê Centro Ecumênico, um prédio de apoio com banheiros, sala para os guias locais, lanchonete, administração do parque, loja de artesanato, estacionamento e área de camping.

No local há uma casa que seria transformada em pousada rural através de projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR. Uma reforma mínima já foi feita, mas este projeto nunca foi concluído. Ano passado a SDR anunciou que abriria licitação para a compra dos móveis da pousada, o que ainda não ocorreu e o projeto está paralisado.

pedra_seinfra2 Casa reformada para instalação de pousada rural, projeto parado

O prefeito municipal deverá procurar o proprietário da área nos próximos dias para negociar a sua aquisição e o conseqüente andamento das obras. A SEINFRA pedirá o aumento do prazo de execução, que está contando desde setembro do ano passado.

Veja mais fotos:

pedra_seinfra3 Wilmar e Drª Leila discutindo alterações a serem feitas no projeto

pedra_seinfra4

Área inicialmente destinada à instalação da obra será substituída por outra devido irregularidade do terreno

Fonte: www.castelodopiaui.pi.gov.br