quinta-feira, 15 de maio de 2008

Castelo do Piauí oficializa intercâmbio internacional


Aconteceu, na manhã do dia 14 de maio deste, no gabinete do Secretário Estadual de Turismo do Piauí, a assinatura oficial do Protocolo de Geminação entre os municípios de Castelo do Piauí/Brasil e o município de Marvão/Portugal. Quando aqui aportaram os primeiros portugueses, e se estabeleceram na região de Castelo, logo perceberam as similaridades entre o Boqueirão do Poty e a região montanhosa e fronteiriça com a Espanha onde está situado o Castelo de Marvão. Em função disto denominaram o lugar de " Vila de Marvão " exatamente as terras onde hoje está situado o município de Castelo do Piauí. A partir de então os dois municípios tornaram-se irmãos. Séculos se passaram e hoje as duas administrações municipais envidam esforços para consolidarem um convênio de cooperação mútua que abrange as esferas da cultura, turismo e negócios.

Fizeram-se presentes ao ato de assinatura o Senhor Prefeito de Castelo do Piauí, o Dr. José Ismar Lima Martins, o senhor José do Patrocínio Paes Landim, presidente da PIEMTUR, a senhora Ceres Rebelo representante do SEBRAE/PI, o assessor de Turismo de Castelo do Piauí, o senhor Benedito Rubens Luna e o senhor Secretário de Turismo do Estado do Piauí, o senhor Sílvio Leite.

Concretizado este importante passo, formou-se uma equipe de técnicos piauienses cujo objetivo é estruturar a visita da comitiva de portugueses convidados para formalizar o ato de geminação durante o CachaçaFest/2008, que será realizado em Castelo do Piauí, durante os dias 25/26/27 de julho. Ao mesmo tempo, está em fase de planejamento o roteirização da visita da comitiva piauiense a Portugal no final do ano, em novembro, período em que Marvão comemora o Festival da Castanha e do Vinho.

Texto: Benedito Rubens
Assessor de Turismo Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí

Nenhum comentário: