quarta-feira, 30 de julho de 2008

Cidades Gêmeas - Como tudo começou...






A Geminação entre Castelo do Piauí, no Brasil e o município de Marvão, no Alentejo / Portugal, nasceu a partir de uma simples pesquisa na internet, feita no ano de 2004 por Catarina Machado, Assessora da Casa de Cultura da Vila de Marvão, que simplesmente teve a curiosidade de digitar a palavra “Marvão” para obter maiores informações sobre o termo. Qual não foi sua surpresa ao descobrir um certo município brasileiro, chamado Castelo do Piauí, que teve Marvão como primeiro nome. Após essa descoberta casual, as autoridades marvanenses mandaram ofício ao Prefeito de Castelo, Dr. José Maia, com intuito de estreitar os laços entre as duas cidades. Nascia assim, o embrião de nossa geminação.

O ofício originário de Portugal ficou nas gavetas da Prefeitura Municipal, até que em 2007, Castelo participou da “Feira dos Municípios”, um evento anual organizado pelo Governo do Estado, onde todos os municípios do Piauí tem a oportunidade de mostrar suas potencialidades turísticas e culturais; e teve seu stand eleito como o melhor, mais organizado e visitado, tendo como prêmio duas passagens para a Argentina. Foi então que o prefeito municipal, Dr. José Maia, decidiu usar o prêmio para enviar o Assessor de Turismo Municipal, Benedito Rubens Luna de Azevedo, para participar da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, em Portugal, onde encontraria autoridades que o levariam para o destino principal e maior de sua viagem internacional: a Vila de Marvão, na região do Alentejo, berço dos fundadores da atual Castelo do Piauí, eternamente Marvão. Lá chegando, conheceu toda a região, com destaque especial para o Castelo de Marvão, que o deixou demasiadamente impressionado.

Nessa oportunidade foi traçado e organizado junto às autoridades locais, toda a documentação e preparativos necessários para a oficialização da Geminação entre as duas cidades e a conseqüente vinda da Comitiva Marvanense a Castelo do Piauí, composta pelo vice-presidente do Concelho de Marvão (vice-prefeito) Pedro Alexandre Ereio Lopes Sobreiro, pelo Presidente da Assembléia Municipal (Câmara de Vereadores) Carlos Joaquim Nunes Sequeira, pela Vereadora Maria Madalena Tavares e pela Assessora da Casa de Cultura da Vila de Marvão, Catarina Machado.

Voltando ao Brasil, Benedito Rubens trouxe a missão de tocar a geminação, que foi encabeçada pela prefeitura, através da CONITUR (Consultoria Nacional e Internacional de Turismo), que tem Francisco Pantaleão como Coordenador, e não por acaso, também é português. Conta ainda a citada consultoria, com Alberita Nunes, Francisco Costa Júnior e o próprio Rubens. Além desses, também arregaçaram as mangas, a Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí, tendo este que vos escreve, Robson Lima, como presidente, apoiado pelo Vice-presidente Augusto Júnior, pelo Secretário Paulo Clímaco e demais condutores associados.
Fez parte de todo este processo, um ciclo de visitas e palestras, organizadas por Pantaleão e demais membros da CONITUR, juntamente com a Associação dos Condutores, com vistas a conscientizar e sensibilizar os castelenses sobre a importância do resgate histórico que estaria por vir para os dois municípios.


O trabalho de toda esta equipe, foi coroado de êxito. Sábado, 25/07, tivemos a imensa honra de receber em nossa cidade, a comitiva portuguesa já citada, ficando estes conosco até segunda-feira, 28/07, quando regressaram a seu país de origem. O ponto alto dessa visita foi a assinatura da Declaração de Geminação, que foi assinada oficialmente durante a abertura do Cachaça Fest, pelos dois lados, que também trocaram suas bandeiras e presentes entre si.

Ficou a sensação do dever cumprido, mas ainda não acabou. Novas amizades foram feitas, estabelecemos oficialmente a ligação entre nossas cidades gêmeas e de agora em diante, Castelo não será mais o mesmo. Como bem disse Dr. Pedro Sobreiro, “isso deve ser para nós como um casamento, e deve ser mantida a comunicação, para que possa ter continuidade e gerar os devidos frutos”.

Um bem haja a todos.

Nenhum comentário: