domingo, 8 de março de 2009

Realizou-se este fim de semana em Mação (não muito longe de Marvão) - IV Jornadas de Arqueologia Ibero-Americana

Entre 5 e 7 de Março, Mação volta a receber mais uma edição das Jornadas de Arqueologia Ibero-Americana.

A iniciativa, organizada pelo Instituto Politécnico de Tomar com a colaboração do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo e da Câmara Municipal de Mação, terá lugar no Auditório da EB2,3/S de Mação. Pretende promover o debate sobre projectos e vias de investigação arqueológica na Europa e na América Latina. Um evento que reunirá em Mação especialistas, estudantes, dirigentes políticos, representantes de várias instituições nacionais e estrangeiras e outros interessados na área da Arqueologia, provenientes da Europa e América Latina para debater temas importantes da área da arqueologia. (Ver programa completo aqui).
Serão 3 dias de importantes comunicações com oradores de renome internacional e em que serão assinados importantes protocolos.

A forte presença do governo brasileiro – 1 Ministro, 1 Governador de Estado e 4 Secretários de Estado – demonstra, de forma evidente, a escolha de Mação como ponto de referência para a cooperação com o Brasil na esfera da ligação entre desenvolvimento e cultura (ver quadro em baixo).

Especial destaque para a sexta-feira, 6 de Março, a partir das 16.45h, com a inauguração de uma interessante exposição e a assinatura do texto fundador da Rede Ibero-Americana de Arqueologia:
16h45 – Inauguração da Exposição do projecto Transformations: “Um risco na Paisagem – Uma paisagem em Risco”. Percursos interactivos, percursos tácteis e percursos de reflexão sobre as origens da agricultura e do espaço rural.
17h15 – Intervenções Presidente da Câmara Municipal de Mação Ministro Edson Santos, Governo Federal (Brasil) Governador Wellington Dias, Governo do Estado do Piauí (participação de: Secretário de Relações Internacionais Sérgio Vilela e Secretário de Turismo Sílvio Leite) Sec. Estado Domingos Paz, Governo do Estado do Maranhão (Brasil) Governo Português Secretário- Geral de HERITY International Presidente do Instituto Politécnico de Tomar Presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas Director do Museu
17h45 – Atribuição de distinções e homenagens
18h00 – Apresentação do projecto “ Porto Seguro”
18h15 – Assinatura de protocolos
18h30 – Assinatura do texto fundador da Rede Ibero-Americana de Arqueologia BRASIL – João Carlos Nogueira, NEN BRASIL – José Luiz de Morais, MAE-USP BRASIL – Niède Guidon, FUMDHAM BRASIL – Rossano Lopes Bastos, IPHAN CHILE – Boris Santander (IPT/UTAD) COLÔMBIA – Guillermo Muñoz, GIPRI CUBA – Lourdez Dominguez, Oficina del Historiador EL SALVADOR – Marcelo Perdomo Barraza (Univ. Tecnológica) ESPAÑA – Ethel Allué, Universitat Rovira y Virgili, Tarragona ESPAÑA – Hipólito Collado, ACINEP GUATEMALA – Lucrecia de Batres MEXICO – Ramon Viñas (URV) PERU – Daniel Castillo (Univ. Nacional de Trujillo) PORTUGAL – Luiz Oosterbeek (IPT) PORTUGAL – Mila Simões de Abreu (UTAD

Um comentário:

Robson Lima disse...

O Governador do Piaui, Wellington Dias, e o Secretário Estadual de Turismo, Silvio Leite, ambos com suas equipes, foram participar deste importante evento, com o intuito de fortalecer o Global Rock Art, congresso internacional de arqueologia que acontecerá em São Raimundo Nonato-PI, em junho, que terá incluisive a participação de Dr. Jorge Oliveira, arqueólogo de Marvão-PT.