domingo, 22 de março de 2009

Registro fotográfico de inscrições rupestres da Furna das Almas

Nilson Pereira e o condutor Augusto Júnior

Símbolo geométrico

Grafismos puros

Pintura rupestre na cor preto, rara de ser encontrada

Figura representando um animal

Hoje pela manhã, o condutor Augusto Júnior, acompanhado do presidente da Associação dos Produtores de Caprinos, José Francisco e de um morador local, Nilson Pereira, fizeram uma incursão pelos sítios arqueológicos da localidade Resfriado, mais precisamente na Furna das Almas, que tem esse pitoresco nome porque, segundo relatos dos habitantes mais antigos, um padre foi assassinado por índios que habitavam a caverna à época da catequização, que era feita por Padres Jesuítas.

Segundo a historiografia, o jesuíta Padre Pinto foi cruelmente assassinado por índios que habitavam a região desde a Ibiapaba até a então Vila de Marvão, podendo este fato, portanto, ter alguma relação com o sítio arqueológico visitado hoje.

No local podem ser vistas pinturas rupestres de várias tonalidades diferentes, como amarelo, vermelho e preto, como mostram as fotos. As figuras se assemelham bastante às da tradição Agreste, pois apresentam animais representados de forma estática e às da tradição Geométrica, já que apresentam símbolos geométricos e grafismos puros.

O local fica a apenas 5 km da cidade, com fácil acesso de estradas vicinais. Por ainda não ser visitado pelo grande público, apresenta pinturas bem nítidas e conservadas.

Texto: Augusto Júnior | Robson Miguel

Nenhum comentário: