quarta-feira, 29 de abril de 2009

Alunos de Castelo do Piauí e Marvão participam de conferência pela internet

A manhã de ontem foi muito importante para o estreitamento dos laços culturais entre as cidades de Castelo do Piauí e Marvão, situado no Distrito de Portalegre, em Portugal.

O encontro virtual foi aberto pelo Prof. Manuel Graça, que é Diretor Executivo da Escola Básica Integrada com Jardim de Infância, Dr. Manuel Magro Machado de Santo António das Areias, contando com participação das professoras Fernanda Fernandes (diretora da turma) e Paula Morgado (responsável pela Biblioteca Escolar), e possibilitou que alunos de ambos os lados conhecessem um pouco mais sobre os colegas do outro lado do Oceano Atlântico.

Em Castelo, participaram alunos do 6º ano da Unidade Escolar Profª Osmarina Vieira de Sousa Moreira, sob o comando das professoras Guida Apolônio e Rita Marcelino, respectivamente diretora da escola e professora de língua portuguesa da turma escolhida. Também participou com apoio técnico o Coordenador do Laboratório Municipal de Informática, Robson Lima, que integrou a comitiva da Prefeitura e Câmara Municipal de Castelo durante visita oficial a Marvão, para assinatura do documento de ratificação do Protocolo de Geminação, por ocasião da Feira da Castanha, em novembro último.

PICT0101

PICT0097

Para realização da conferência foram utilizados um projetor, um computador com web cam, um microfone e uma caixa amplificada de som. Devido a alguns problemas técnicos não foi possível que todos os alunos castelenses se apresentassem, mas nem por isso e evento perdeu o brilho. Ficaram todos atentos e eufóricos vendo e ouvindo a apresentação os colegas marvanenses. Os alunos castelenses ficaram particularmente impressionados com os trajes típicos apresentados e já planejam surpresas para um eventual segundo encontro.

PICT0104

Foi sem dúvida um momento ímpar de interação entre estudantes dos dois municípios. De acordo com a professora Rita Marcelino, esta conferência não poderia ter vindo em melhor momento, já que seus alunos estão estudando as diferenças entre a língua portuguesa no Brasil e em Portugal, que são muitas.

PICT0125

PICT0128

PICT0138

Em tempo: além dos professores mencionados no texto, particicpou também a Assessora da Casa da Cultura de Marvão, Catarina Machado, que já conhece Castelo do Piauí, por ter feito parte da comitiva oficial de autarcas marvanenses que nos visitou em julho do ano passado, por ocasião do Cachaça Fest.

Afinal aqui tão perto

É espantoso o que as novas tecnologias permitem. Falar, escutar e ver, em tempo real, pessoas que se encontram a milhares de quilómetros de distância, noutro continente, do outro lado do oceano Atlântico.


Decorreu ontem, na Biblioteca Escolar da EBI Dr. Manuel Magro Machado em Santo António das Areias, a primeira vídeo-conferência entre as "turmas geminadas". Os 20 alunos do sexto ano conheceram os 35 castelenses da 6ª série da Escola Professora Osmarina, de Castelo do Piauí.


Houve lugar para apresentações e saudações. Falou-se dos jogadores de futebol preferidos, das diferenças entre as duas localidades, da língua que nos une mas que ainda assim se fala de maneira tão diferente, e notou-se no ar um entusiasmo sincero com as imensas potencialidades da iniciativa.


As "turmas geminadas" surgem no contexto do protocolo de geminação entre Marvão e Castelo do Piauí, que visa criar uma plataforma de união que procurará desenvolver ambas as localidades no âmbito cultural, empresarial e turístico. Esta cooperação, ainda no seu primeiro ano de existência, estende-se assim também à educação e permite o envolvimento dos mais novos.

A primeira vídeo-conferência foi promissora. Iremos tentar trabalhar na resolução dos problemas técnicos que impediram uma comunicação perfeita, e já está marcado o segundo encontro: O tema será a culinária tradicional das duas regiões

Para ler no blog da Biblioteca Arenense

O post sobre a Video - Conferência entre a Escola Dr. Manuel Magro Machado (Santo António das Areias - Marvão) e a Escola Professora Osmarina (Castelo do Piauí)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Castelo do Piauí receberá 3ª etapa do Piauiense de Enduro de Regularidade

O município de Castelo do Piauí, localizado a 190 quilômetros da capital, receberá a 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, o Enduro do Marvão, organizado pela Federação de Motociclismo do Piauí – FMP. A prova que chega a sua 8ª edição, acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, e contará com um diferencial em relação às demais que é a apuração via GPS.


O tradicional Enduro do Marvão é uma realização do Castelo Trail Clube – CTC, sob a responsabilidade do piloto e organizador de eventos, Newton Rossi. A competição é destinada para as modalidades de bike, carro 4x4, quadriciclos e motos, sendo estas duas últimas válidas pelo Piauiense de Regularidade.


A direção de prova já iniciou o levantamento do percurso do Enduro do Marvão que promete agitar o Norte do Estado, especialmente a região do município de Castelo do Piauí. Já no dia 23 acontece o desfile e escolha da Garota Marvão 2009, no Clube Recreativo Castelense.


Assim como nos anos anteriores, a largada oficial acontecerá no dia 24 da Fábrica da Mangueira com um farto café-da-manhã, de onde os pilotos partirão em busca de muita adrenalina e passando por um dos pontos turísticos mais bonitos do município, a Pedra do Castelo, um dos mais belos cenários naturais do Estado, onde são encontradas pinturas rupestres de povos primitivos que ali viveram, tornando-a um importante sítio arqueológico e fonte de inspiração para o nome da cidade.

GetAttachment.aspx Pedra do Castelo


O Enduro do Marvão já está com inscrições abertas pelo site da FMP www.fmponline.com.br e conta com o patrocínio da Prefeitura de Castelo do Piauí, Cachaça Mangueira, Prefeitura  de São Miguel e Fundespi. Para maiores informações e fotos de edições anteriores da competição, é só acessar o novo site do Enduro do Marvão, www.endurodomarvao.com.br

MAIS FOTOS DA EDIÇÃO 2008:

4

2

 

Texto: Roberta Rocha - Assessoria de Imprensa FMP

Colaboração: Robson Miguel

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sítios arqueólogicos de Castelo são estruturados para receber turistas

Através de uma bem montada parceria entre a Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), vários melhoramentos na infra-estrutura turística voltados para a visitação de sítios arqueológicos estão em andamento no município.


No Parque Municipal Pedra do Castelo, foi realizado, a partir de 2008, um amplo serviço de limpeza e conservação daquele monumento que culminou com a retirada de todas as pichações e sujidades provocadas pela visitação sem controle, já que há séculos romeiros e turistas para lá se dirigem em virtude de sua mística beleza e suntuosidade. Tal projeto de conservação foi capitaneado por arqueólogos ligados ao NAP – Núcleo de Antropologia Pré-histórica da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, o Parque conta com vigilância permanente para evitar a reincidência das pichações. Dando continuidade à parceria, o mesmo grupo de técnicos está a elaborar o projeto de acessibilidade e sinalização do mesmo.

Arqueólogos e equipe na Pedra do Castelo Arqueólogos e equipe, na Pedra do Castelo, em 2008

Em outra frente de trabalho, foram construídas passarelas e guarda-corpos em diversos sítios arqueológicos da comunidade Picos dos André, situado a 22 km da sede do município. Naquela região, segundo o historiador local, já falecido, José Paulo Oliveira, houve uma grande concentração de tribos indígenas que aproveitaram a sinuosidade do relevo para a defesa de seu território, como atestam os inúmeros vestígios de populações pré-históricas ali existentes.

Passarela no sítio arqueológico Ninho do Urubu - Picos dos AndréPassarela no sítio arqueológico Ninho do Urubu - Picos dos André

Passarela no sítio arqueológico Pedra Furada - Picos dos André - II Passarela no sítio arqueológico Pedra Furada - Picos dos André

Além da beleza plástica que emana dos paredões de arenito, fica o visitante extasiado com a profusão de inscrições rupestres ali existentes, cuja especificidade relativa à diversidade cromática existente em cada painel com pinturas, onde se misturam tons de vermelho, amarelo, marrom, dentre outros, torna a visitação uma experiência única e inesquecível.

Pintura rupestre na localidade Picos Pinturas rupestres em sítio arqueológico nos Picos dos André

Está marcada para a segunda quinzena de maio deste a entrega oficial das estruturas edificadas, que contará, também, com oficinas de educação patrimonial a fim de que a comunidade local esteja sensibilizada quanto à necessidade da preservação daquele rico acervo eco-arqueológico.

Benedito Rubens Luna de Azevedo

Assessor de Turísmo de Castelo do Piauí

Abril de 2009

Castelo do Piauí e região são contemplados com programa de reflorestamento

Acaba de chegar ao município de Castelo do Piauí, o primeiro lote de 1000 mudas de árvores frutíferas e nativas, para fins de reflorestamento de áreas degradadas, arborização da cidade e criação de pomares residenciais, doadas pela prefeitura de Teresina.

PICT0899 Mudas que estão sendo distribuídas

Até o final do segundo semestre, serão distribuídas mais de 13 mil mudas envolvendo mais cinco cidades do médio Poty, são elas: Juazeiro do Piauí, Burity dos Montes, São Miguel do Tapuio, Assunção e São João da Serra. A variedade de mudas inclui Mangueira, Pau Darco (Ipê), Sapucaia e Mamorana.

Esta profícua parceria, oficializada entre o prefeito Wilmar Cardoso e o prefeito Sílvio Mendes, prevê ainda, um curso oferecido aos departamentos de urbanismo das citadas cidades sobre transplantio de árvores adultas (método chinês), a ser ministrado pelo atual secretário de meio ambiente de Teresina, o Dr. Clóvis Júnior. A data do evento será definida após o término do rigoroso período de chuvas e acontecerá na cidade de Castelo.

PICT0898 Professores Desterro Rocha e Paulo Clímaco, responsáveis pela distribuição

Tal iniciativa se faz prioritária pelo fato de que todos os municípios envolvidos fazem parte da Bacia Hidrográfica do rio Poty, o que em muito contribuirá para a melhoria da qualidade e quantidade de água que chega a Teresina, através deste importante tributário do rio Parnaíba, visto que grandes faixas de mata ciliar serão recompostas, promovendo, por conseguinte, a revitalização do majestoso rio dos Camarões (Poty).

Benedito Rubens Luna de Azevedo

Assessor de Turísmo de Castelo do Piauí

Abril de 2009

sábado, 18 de abril de 2009

Cachoeira das Arraias atrai muitos visitantes no período chuvoso.

O Parque Municipal da Pedra do Castelo já está consolidado como forte roteiro turístico do norte piauiense. As motivações são as mais variadas, devido às várias modalidades de turismo com possibilidade de serem exploradas no parque, como turismo religioso, de aventura, arqueológico, etc.

SDC12568 Turisitas de Teresina durante visita à Pedra do Castelo

Nesta época do ano, devido às chuvas que caem constantemente na região, os rios, riachos e cachoeiras estão a pleno vapor, atraindo ainda mais turistas, principalmente os amantes do ecoturismo.

SDC12553 Riacho da Palmeira, ao lado da Pedra do Castelo

A Cachoeira das Arraias, situada na área do parque e formada pelas águas do riacho da Palmeira, que passa ao lado da Pedra do Castelo e deságua no rio Poti, formando duas quedas d’água de aproximadamente 20 metros de altura, está recebendo um grande fluxo de visitantes, principalmente nos finais de semana, como no final de semana passado, onde quem visitou o local pôde praticar o rapel nos imensos paredões, ao lado da cachoeira, que estava sendo operado por Maurício Chaves e outros integrantes do Adrenalina Vertical, equipe de profissionais em técnicas verticais.

SDC12583Turistas visitando Cachoeira das Arraias

SDC12606

Acadêmico de Biologia fazendo rapel em paredão ao lado da cachoeira.

Robson Miguel | Augusto Júnior

Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí.

domingo, 12 de abril de 2009

XI Edição da Caminhada da Paz atrai mais de 1000 pessoas

 

Na última sexta-feira, (10) aconteceu a XI edição da Caminhada da Paz, com percurso de Juazeiro do Piauí à Pedra do Castelo, perfazendo um total de 7 quilômetros. Este ano houve um pequeno atraso devido às fortes chuvas que acabaram por dificultar a saída do carro de som que acompanha os romeiros.

Caminhada_da_Paz_IParticipantes da caminhada saindo de Juazeiro do Piauí

A XI Caminhada da Paz contou com a presença de Dom Eduardo Zielski, Bispo da Diocese de Campo Maior; Deputado Estadual Antonio Félix; Prefeito de Juazeiro, Antonio Andrade Fillho e a Primeira Dama Gabrielly Duarte; Pe. Gilcimar, que teve Juazeiro do Piauí como primeiro sacerdócio e atualmente está na paróquia de José de Freitas; Pe. José Luiz, atual pároco de Juazeiro do Piauí; Professor Monteiro, que juntamente com sua família foi o idealizador da caminhada, e somente no ano de 1998 foi abraçada pela Igreja.

Caminhada_da_Paz_II Dep. Estadual Antonio Félix, Bispo Dom Eduardo e Pe. Gilcimar em meio à multidão

Este ano foram vendidos 800 kits contendo 1 camiseta e 1 boné, que foram patrocinados por diversas famílias e empresas da região. Por ser um dos eventos de maior representatividade para o turismo religioso de Juazeiro e Castelo do Piauí, contou com o apoio das duas prefeituras municipais, com ambulâncias, policiamento com equipes comandadas pelo Delegado Juliano, de Juazeiro, e Sargento Gomes, de Castelo, além da presença fundamental da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí e Assessor de Turismo Benedito Rubens.

Caminhada_da_Paz_IIIProf. Monteiro, idealizador da Caminhada, ao centro

De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 1.500 pessoas fizeram o trajeto, tanto a pé, como também em motos e carros. Não foi registrada nenhuma ocorrência, fazendo jus ao nome do evento.

MAIS FOTOS:

Caminhada_da_Paz_IVVirgílio Rocha, comerciante castelense carregando a cruz à frente da caminhada

 

Caminhada_da_Paz_V

Romeiro carregando a cruz à frente da caminhada

Caminhada_da_Paz_VI

Sr. Chagas Andrade, ex-proprietário das terras que pertencem hoje ao Parque Municipal Pedra do Castelo, segurando a cruz

Fonte:  www.castelodopiaui.org

Robson Miguel | Augusto Júnior

Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Concurso de Fotografia Portugal visto de fora... para as Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes


PortugalTribe pretende funcionar como um ponto de encontro das Comunidades Portuguesas, Comunidades Lusófonas, luso- descendentes, Estudantes de Lingua Portuguesa no Estrangeiro e “Turistas in love with Portugal”...


PortugalTribe, está assim envolvido num vasto projecto de promoção da Marca "Portugal", dedicado a todos aqueles que pretendem manter vivas as suas ligações a Portugal, implementando o conceito de "Tribo Lusa”.O Portal PortugalTribe divide-se em três grandes áreas:·


Notícias e Blogs - partilha de Informação sobre as Regiões, os Lugares e as Pessoas. Sentir Portugal num regresso, num encontro ou mesmo numa passagem; Visite-nos!


· “MyTribe” - crie a sua "Tribo", encontre os seus amigos e partilhe! O principal objectivo consiste na partilha de experiências entre todos, os que directa ou indirectamente "sentem" Portugal;


· “A Loja Portuguesa” - a divulgação de Produtos Made in Portugal. Ajude a valorizar (e a recuperar) os Produtos Tradicionais Portugueses. “Compre o que é nosso” e ofereça o Portugal genuíno e original!Neste sentido, estamos a promover um Concurso/Passatempo de Fotografia dedicado exclusivamente aos luso-descendentes e às Comunidades Portuguesas residentes no estrangeiro com a Designação: "Portugal visto de fora... as melhores Fotos de Portugal das Comunidade Portuguesas".A participação, exclusivamente através do Portugal Tribe - uma nova Rede Social dedicada às Comunidades Portuguesas-, pretende tirar partido das potencialidades desta nova Plataforma, que está assim a dar-se a conhecer.

http://portugaltribe.com


(AMIGOS DE CASTELO DO PIAUÍ: FAÇAM FAVOR DE CONCORRER COM AS MARAVILHOSAS FOTOS QUE TIRARAM EM MARVÃO!)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Intercâmbio com o Brasil


No ano de 2004, enquanto fazia uma simples pesquisa na Internet, Catarina Machado (Assessora da Casa da Cultura de Marvão) descobriu um município brasileiro, chamado Castelo de Piauí, que tivera Marvão como seu primeiro nome. Estava dado o primeiro passo no processo de Geminação entre Castelo do Piauí, no Brasil, e Marvão, em Portugal. Estreitar laços e promover o intercâmbio cultural são dois dos objectivos que têm justificado os contactos estabelecidos entre Marvão e Castelo de Piauí desde 2004.Ontem, 30 de Março, a Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado recebeu a Dra. Catarina Machado e Benedito Rubens Luna de Azevedo, Assessor da Prefeitura de Castelo do Piauí, para uma reunião em que foram discutidas com a Professora Fernanda Fernandes e a Coordenadora da Biblioteca Escolar as formas de envolvimento da Escola no projecto de intercâmbio cultural com o Brasil. Foi uma reunião descontraída e produtiva, já que ficaram definidas algumas actividades a concretizar neste estabelecimento de ensino e também na Escola Professora Osmarina. Para o terceiro período estão previstas:
- Pesquisas na Biblioteca Escolar para que os alunos descubram Castelo de Piauí (através de um conjunto de documentos cedidos pela Câmara de Marvão e páginas da Internet);- Duas sessões de videoconferência, na Biblioteca Escolar, para que os alunos dos dois países se apresentem uns aos outros e apresentem as respectivas escolas e localidades;- Um concurso de escrita a decorrer simultaneamente nos dois países e com o mesmo tema;- Elaboração de uma brochura com os trabalhos realizados nos dois países.
À medida que forem acontecendo, publicaremos no blogue as notícias sobre as actividades. Esperamos com entusiasmo o início deste intercâmbio e enviamos desde já uma saudação para todos os alunos e professores da Escola Professora Osmarina, em Castelo do Piauí, Brasil.
foto e texto da autoria da Prof. Paula Morgado
retirado do blog: www.bibliotecaescolararenense.blogspot.com