Através de uma bem montada parceria entre a Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), vários melhoramentos na infra-estrutura turística voltados para a visitação de sítios arqueológicos estão em andamento no município.
No Parque Municipal Pedra do Castelo, foi realizado, a partir de 2008, um amplo serviço de limpeza e conservação daquele monumento que culminou com a retirada de todas as pichações e sujidades provocadas pela visitação sem controle, já que há séculos romeiros e turistas para lá se dirigem em virtude de sua mística beleza e suntuosidade. Tal projeto de conservação foi capitaneado por arqueólogos ligados ao NAP – Núcleo de Antropologia Pré-histórica da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, o Parque conta com vigilância permanente para evitar a reincidência das pichações. Dando continuidade à parceria, o mesmo grupo de técnicos está a elaborar o projeto de acessibilidade e sinalização do mesmo.
Arqueólogos e equipe, na Pedra do Castelo, em 2008
Em outra frente de trabalho, foram construídas passarelas e guarda-corpos em diversos sítios arqueológicos da comunidade Picos dos André, situado a 22 km da sede do município. Naquela região, segundo o historiador local, já falecido, José Paulo Oliveira, houve uma grande concentração de tribos indígenas que aproveitaram a sinuosidade do relevo para a defesa de seu território, como atestam os inúmeros vestígios de populações pré-históricas ali existentes.
Passarela no sítio arqueológico Ninho do Urubu - Picos dos André
Passarela no sítio arqueológico Pedra Furada - Picos dos André
Além da beleza plástica que emana dos paredões de arenito, fica o visitante extasiado com a profusão de inscrições rupestres ali existentes, cuja especificidade relativa à diversidade cromática existente em cada painel com pinturas, onde se misturam tons de vermelho, amarelo, marrom, dentre outros, torna a visitação uma experiência única e inesquecível.
Pinturas rupestres em sítio arqueológico nos Picos dos André
Está marcada para a segunda quinzena de maio deste a entrega oficial das estruturas edificadas, que contará, também, com oficinas de educação patrimonial a fim de que a comunidade local esteja sensibilizada quanto à necessidade da preservação daquele rico acervo eco-arqueológico.
Benedito Rubens Luna de Azevedo
Assessor de Turísmo de Castelo do Piauí
Abril de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário