quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Rochas presentes em Castelo do Piauí

 

Arenito

Rocha Sedimentar, resultante da junção dos grãos de areia por um cimento, então diz-se que arenito significa pedra de areia.

pedra_portal_quartzito4Castelo rochoso esculpido pela natureza com vários compartimentos internos 

 

Os arenitos aparecem sempre em camadas por causa da sedimentação, que é feita em estratos. Estas camadas aparecem normalmente na posição horizontal, quanto não são perturbadas por movimentos tectônicos. Se as camadas sofrerem os efeitos dos movimentos endógenos, podem aparecer dobradas, falhadas ou mesmo inclinadas.

Os arenitos, quando metamorfoseados, passam à categoria dos quartzitos.

Do ponto de vista morfológico, os arenitos e os quartzitos, quando o cimento é silicoso, apresentam geralmente um aspecto ruiniforme. Os solos produzidos pela desagregação dessas rochas, onde o cimento é silicoso ou ferruginoso, embora férteis nas primeiras colheitas, tem um ciclo vital muito pequeno, porque geram solos muito arenosos e pobres.

picos_andre3Casa na localidade Picos dos André com formações areníticas ao fundo

Quartzito

Roca Metamórfica, constituída essencialmente por grãos de quartzo. Os quartzitos geralmente resultam do metamorfismo sofrido por certos arenitos, sendo definidos por alguns como arenito metamorfizado, no qual o cimento que ligava os grãos de areia, se cristalizou.

A maioria das formações rochosas de Castelo do Piauí, são destas duas categorias de rochas, e elas têm muita importância, tanto histórica quanto econômica. Os arenitos, além de guardarem muitos vestígios da presença do homem primitivo, através das inscrições rupestres – gravuras e pinturas – também serviram de moradia para essas civilizações nômades que por aqui passaram. Já os quartzitos tem valor econômico por que são rochas muito resistentes, bastante empregada na construção civil e as empresas aqui instaladas empregam muita mão de obra. Exemplo disso é a empresa ECB Rochas Ornamentais do Brasil, que extrai o quartzito explorado em Castelo, na localidade Bonito, e exporta para Europa, EUA e Ásia.

pedra_portal_quartzito3 Portal de entrada da cidade, feito com quartzito

pedra_portal_quartzito1

Clube da empresa ECB Rochas, todo revestido com quartzito

MAIS FOTOS:

picos_andre1 Pintura rupestre sobre o arenito do sítio arqueológico Salão dos Índios, Picos dos André

picos_andre4

Mais uma pintura sobre a rocha arenítica, só que desta vez no sítio Pedra Furada dos Picos dos André

sábado, 22 de agosto de 2009

Feira do Café - 11 a 13 de Setembro em Marvão





O Município de Marvão promove em conjunto com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), a primeira Feira do Café a realizar nos próximos dias 11, 12 e 13 de Setembro na Vila de Marvão. Esta iniciativa nasce da necessidade de consagração do café, enquanto produto que marca a cultura, os hábitos sociais e alimentares da população portuguesa, explorando e divulgando vários aspectos e sub-temas relacionados. Ao longo dos séculos, o café tem vindo a fazer parte do dia-a-dia do povo português, sendo que, especificamente em Marvão, desempenhou um papel determinante na economia local, pela localização geográfica na intercepção de rotas comerciais ibéricas relevantes, como também pela presença no espaço do actual concelho de fábricas de torrefacção.

A realização da I Feira do Café tem por objectivos afirmar o café afirmar o café enquanto produto chave no desenvolvimento económico de Marvão e do país, com impacto social e cultural relevante, de âmbito nacional. É fundamental valorizar as actividades tradicionais, como a produção de artesanato e gastronomia e para além disso, importa promover e divulgar as potencialidades turísticas de Marvão, atraindo o maior número possível de visitantes, através de um vasto programa de animação e divulgação.

De forma a representar as várias áreas e sectores de impacto da actividade de produção, torrefacção, distribuição e consumo de café, a Feira prevê a abordagem de áreas temáticas, que estarão espacialmente identificadas da seguinte forma:

1. Produção/ Degustação / Experimentação: prevendo a representação institucional dos maiores países produtores de café e a representação institucional do Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro; Haverá ainda um momento de degustação de diversas origens de café, como por exemplo, “arábica natural” do Brasil.

2. Comercialização: compreendendo a presença das marcas de café a operar no mercado português;

3. Importância social do Café: expressando-se pela decoração dos estabelecimentos comerciais na Vila de Marvão, recriando diversas épocas e ângulos sociais: o papel dos cafés na política, na literatura, na vida dos estudantes, nas relações sociais e familiares locais;

4. Percurso do Contrabando do Café: dando-se a conhecer pelo mapeamento e caracterização desse antigo percurso transfronteiriço de contrabando do café, suas características e objectivos. Este percurso será inaugurado no domingo, dia 13 de Setembro, e as inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal de Marvão;

5. Café e a Saúde: abordando-se este tema através da realização de colóquios que contarão com a presença de profissionais de saúde, abertos à população em geral, com vista ao esclarecimento de alguns mitos inerentes ao consumo de café e divulgação dos respectivos benefícios;

6. O Café para além da bebida – Expressão artística: realizando-se mostras e exposições de trabalhos de diversa natureza, elaborados por artistas e artesãos, nomeadamente, pinturas e bordados. Nesta Feira contamos com a presença de Organizações Não Governamentais que vão apresentar os trabalhos realizados com materiais reciclados e uso de café como matéria-prima. Este evento será enriquecido pelos trabalhos realizados por várias escolas;

7. Exposição de torrefacções locais: promovendo-se a exposição dos artefactos de produção das torrefacções que existiram em Marvão;

8. Quinzena da Gastronomia à base de Café: esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Marvão, vai decorrer de 5 a 20 de Setembro nos restaurantes aderentes.


Para mais informações, contactar:

Helena Marques – 91 986 46 78 – hmarques@dne.pt

José Manuel Pires – 96 510 29 60 / 245 909 130 - josemanuel.pires@cm-marvao.pt / gade@cm-marvao.pt

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Feira dos Municípios é sucesso mais uma vez

Castelo do Piauí marcou presença mais uma vez na Feira dos Municípios, que este ano aconteceu de 12 a 16 de agosto, na área reservada para eventos situada por trás do Teresina Shopping. O evento, que ocorre de dois em dois anos e é organizado pelo Sistema Meio Norte, é uma ótima oportunidade para as potencialidades dos municípios possam ser conhecidas em todo o estado.

Nesta edição da Feira dos Municípios, a prefeitura de Castelo organizou um estande com faixada reproduzindo a Pedra do Castelo, de modo que ao entrar, o visitante tivesse a impressão de estar entrando na própria Pedra, que é o principal cartão postal castelense. No local podia ser encontrado o artesanato, de vários tipos e formas, feito pelos artesãos da Associação dos Artesãos de Castelo do Piauí – AACP, com peças em couro, madeira, pedra, barro, crochê, etc. Além disso, a divulgação do turismo foi ponto marcante no estande, que além de vários banners retratando os atrativos, também tinha um telão onde eram exibidas imagens de todas as edições do Cachaça Fest, bem como dos atrativos naturais da cidade.

feira_municípios_castelo1Fachada do estande

 

feira_municípios_castelo3 

Fachada do estande

A equipe da prefeitura era composta pelas Secretárias Municipais Ceres Vidal (Assistência Social) e Ivanildes Cardoso (Educação e Cultura), Joana Darck (Assistente Social), Sintia Mara (Técnica da Secretaria Municipal de Assistente Social e os artesãos Josué Stefan (Presidente da AACP) e Clidenor, mais conhecido como Dinaldo (associado AACP).

feira_municípios_castelo4Ceres Vidal, Sec. Mun. Assistência Social 

 

feira_municípios_castelo5

Profª Ivanildes Cardoso, Sec. Mun. Educação e Cultura

Vendas de artesanato superaram expectativas

O diferencial deste ano, que vem sendo observado a cada evento em que a prefeitura organiza seu estande, é a curva ascendente que as vendas de artesanato de Castelo vem demonstrando. O sucesso de vendas foi notório, sendo que nos últimos dias as principais peças haviam se esgotado, um resultado obtido pelo esforço conjunto entre Associação dos Artesãos e Prefeitura.

Autoridades e políticos de destaque estão entre os que apreciaram e/ou levaram as peças pra casa, como o Sen. Heráclito Fortes, Dep. Federal Mainha, os prefeitos Joãozinho Felix (Campo Maior) e Janaína Marques (Luzilândia), D. Adalgisa Moraes e também Joaquim Bezerra, empresário da JLJ Auditores e Consultores Associados e sua equipe.

 

feira_municípios_castelo11Direita para esquerda: Sen. Heráclito Fortes, Joãozinho Félix (Prefeito Campo Maior) e Janaína Marques (Prefeitura Luzilândia)

 

feira_municípios_castelo12

Dep. Federal Mainha e assessores

MAIS FOTOS:

zé maia feira 2009Vereador Lalá Cardoso e ex-prefeito de Castelo, Dr. José Maia (ao centro)

feira_municípios_castelo2Visitantes sendo atendidos por Clidenor, popular Dinaldo 

 

feira_municípios_castelo6

Dr. Zé Lima, médico castelense posando em frente ao estande

feira_municípios_castelo8

Joaquim Bezerra e equipe

feira_municípios_castelo9

Ceres Vidal mostrando peça de crochê a D. Adalgisa Moraes

feira_municípios_castelo10

Carol Carvalho, da JLJ, com Ceres Vidal na sala vip do estande castelense

 

Fonte: condatur.wordpress.com

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cânion do rio Poti receberá infra-estrutura turística em breve

O Cânion do rio Poti recebeu hoje (12) visita técnica do prefeito de Castelo, Wilmar Cardoso, do Secretário Estadual de Turismo Silvio Leite e sua equipe, composta pelos jornalistas Mycon e Elvira Raulino, bem como a arquiteta Denise. Também participaram o empresário castelense Alberto Monteiro e os condutores Robson Miguel e Augusto Júnior, Presidente e Vice-presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo – CONDATUR. Além destes, também estava prevista a participação do Prof. Soares, prefeito  de Buriti dos Montes, que não se fez presente devido a sua agenda.

canion_silvio_leite_wilmar5

Da esquerda para direita: Alberto Monteiro (empresário), Robson Miguel (Condatur), Wilmar Cardoso (Prefeito de Castelo), Silvio Leite (Secretário de Turismo) e Denise (Arquiteta).

O objetivo do grupo era analisar a viabilidade técnica do local, para o lançamento de um projeto de estruturação do cânion, com pousada, pontos de apoio, estradas e toda infra-estrutura turística necessária para dotar os visitantes de conforto durante sua estada. Silvio Leite ficou maravilhado com o que viu. “Estou convicto do potencial que o cânion tem e faremos todo o possível para ver este projeto totalmente implantado, atraindo turistas do mundo todo” destacou.

canion_silvio_leite_wilmar3

Silvio e Wilmar debatendo projeto sobre estruturação do cânion do Poti

 

O projeto será desenvolvido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com as prefeituras de Castelo do Piauí e Buriti dos Montes, as duas cidades que atuam como portal de entrada para o cânion. A reforma de uma antiga estrada de 12 km de extensão, que liga a fazenda Enjeitado à Cachoeira da Lembrada, que marca o início do médio cânion, também está previsto.

Nos próximos dias, Silvio Leite se reunirá com arquitetos, calculistas, projetistas e demais profissionais envolvidos, para analisarem fotos e vídeos da área visitada, afim de formatarem o projeto final.

 

MAIS FOTOS:

canion_silvio_leite_wilmar2

Silvio Leite e Wilmar Cardoso unem forças para estrutura o cânion

canion_silvio_leite_wilmar6

Pequena pausa para descanso

canion_silvio_leite_wilmar4

Início do médio cânion do rio Poti, conhecido pelos pescadores como canalão

Fonte: condatur.wordpress.com

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Stand de Castelo terá representação da Pedra do Castelo

A edição deste ano da Feira dos Municípios, que tem como tema “O Piauí é Brasil”, acontecerá de 12 a 16 de agosto próximos, ao lado do Teresina Shopping, e mais uma vez Castelo do Piauí participará, expondo seu artesanato diversificado e atrativos turísticos, prometendo mais uma vez ser sucesso de visitação, tanto de castelenses que moram em Teresina como visitantes de outros municípios e estados vizinhos.

Em 2007, o Stand de Castelo foi eleito pelos organizadores como o mais bem ornamentado e mais visitado de toda a feira. Este ano o turismo será a temática principal, com o stand caracterizado em forma de Pedra do Castelo. Já no artesanato, o visitante terá à sua disposição uma variedade muito grande de produtos em couro: chaveiros, tamboretes, porta jóias, caixas, bandejas, dentre outros. Também fazem parte do portfólio estátuas entaladas na madeira e no barro; peças usadas pelo homem do campo como chapéu de palha e outras indumentárias que tem a palha como matéria-prima. As bonecas de pano também são muito procuradas e estarão presentes, juntamente com bordado, crochê e quadros do artista plástico castelense, Josué Stefan, que retrata em suas obras os atrativos turísticos de Castelo do Piauí. Produtos da cadeia produtiva rural como cajuína, rapadura, alfenim, doces de sabores variados poderão ser encontrados no espaço, além, claro, da cachaça produzida na cidade.

Você é nosso convidado especial. Vá ao stand de Castelo do Piauí e conheça o turismo, o artesanato e outros produtos genuinamente castelenses.

 

30x40Canion do Rio Poty A3 Painel com fotos do Cânion do rio Poti, presente nos municípios de Castelo e Buriti dos Montes

Estande Feira 1

Maquete do Stand da Prefeitura Municipal de Castelo retratando a Pedra do Castelo

LATERAL PEDRA DO CASTELO Estande Feira

Maquete do Stand da Prefeitura Municipal de Castelo retratando a Pedra do Castelo

 

Estande Feira interno

Maquete da parte interna do stand da Prefeitura de Castelo

Fonte: condutor.wordpress.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Segundo pesquisa, público demonstrou alto grau de satisfação com Cachaça Fest 2009.

FIGURA PESQUISA C. FEST 2009

 

O Instituto de Pesquisas Data AZ realizou uma pesquisa sobre o Cachaça Fest nos dias em que aconteceu o Festival. Foram ouvidas 200 pessoas que não residem em Castelo do Piauí para saber a opinião dessas pessoas sobre a 5ª edição do Cachaça Fest e sobre o município de Castelo do Piauí.

O Data Az constatou que a maioria das pessoas se hospedam em casa de amigos ou parentes, 39,50% fizeram essa afirmação. 21,50% representa o percentual de pessoas que alugaram casas durante o período do Cachaça Fest. 14,50% se hospedaram em escolas da rede pública e 11,50% em hotéis. Os outros entrevistados disseram estavam em trânsito ou se hospedaram em pousadas e acampamentos.

Esses dados mostram que a rede hoteleira é insuficiente para atender todos os visitantes e que o número de pousadas domiciliares aumentou consideravelmente em relação à IV edição e que a grande parte dos visitantes ficam em casa de amigos ou parentes.

Outra pergunta formulada foi sobre o que motivou o turista a participar do evento. A programação cultural foi a resposta de 50,19% dos entrevistados. Um dado positivo foi em relação ao potencial turístico de Castelo do Piauí, 20,97% disseram que os atrativos turísticos da cidade foi o que fizeram participar do Cachaça Fest. A atividade comercial e a própria cidade corresponderam ambas a 13,48% das respostas. Oportunidades no agronegócio e atividades esportivas foram as respostas dos demais entrevistados.

Sobre como tomaram conhecimento do evento, a TV, amigos e a internet foram as respostas mais citadas pelos entrevistados. A divulgação na internet também cresceu bastante, isso pode ser atribuído ao fato do Portal CDP ter sido criado durante a edição passada e nessa ter dado um destaque importante ao evento e também ao blog da Condatur que sempre tem mostrado o potencial turístico de Castelo do Piauí.

Sobre os preços cobrados pelos estabelecimentos de alimentação, 82,00% disseram que os valores estavam dentro da normalidade e 15% acharam elevados. Isso comprova que os comerciantes de Castelo do Piauí não costumam explorar os visitantes, mesmo em uma época em que a cidade recebe muitos turistas.

O artesanato local tem se desenvolvido bastante desde o início do Cachaça Fest há 5 anos. 54,50% dos entrevistados afirmaram ter adquirido alguma peça do artesanato local.

Sobre os atrativos turísticos visitados, o Parque Municipal da Pedra do Castelo é o carro chefe, 45,63% dos entrevistados afirmaram ter visitado o monumento. A Cachoeira das Arraias foi o segundo ponto mais visitado, 19,09% dos entrevistados afirmaram ter passado por lá. Mesmo com o difícil acesso, que deve ser resolvido em breve, segundo o governador Wellington Dias, o Canyon do Poti atraiu 13,59% dos turistas.

A grande maioria dos entrevistados se mostrou satisfeita com o festival, 86,00% afirmaram que desejam participar da próxima edição, 11,50% não sabiam e apenas 2,50% disseram não querer participar do Cachaça Fest 2010.

A limpeza pública e a segurança do evento, atendimento em bares e restaurantes, qualidade dos produtos comercializados e a programação cultural foram bem avaliados, todos com mais de 80,00% entre bom e ótimo.

 

Fonte: www.portalcdp.com