O Instituto de Pesquisas Data AZ realizou uma pesquisa sobre o Cachaça Fest nos dias em que aconteceu o Festival. Foram ouvidas 200 pessoas que não residem em Castelo do Piauí para saber a opinião dessas pessoas sobre a 5ª edição do Cachaça Fest e sobre o município de Castelo do Piauí.
O Data Az constatou que a maioria das pessoas se hospedam em casa de amigos ou parentes, 39,50% fizeram essa afirmação. 21,50% representa o percentual de pessoas que alugaram casas durante o período do Cachaça Fest. 14,50% se hospedaram em escolas da rede pública e 11,50% em hotéis. Os outros entrevistados disseram estavam em trânsito ou se hospedaram em pousadas e acampamentos.
Esses dados mostram que a rede hoteleira é insuficiente para atender todos os visitantes e que o número de pousadas domiciliares aumentou consideravelmente em relação à IV edição e que a grande parte dos visitantes ficam em casa de amigos ou parentes.
Outra pergunta formulada foi sobre o que motivou o turista a participar do evento. A programação cultural foi a resposta de 50,19% dos entrevistados. Um dado positivo foi em relação ao potencial turístico de Castelo do Piauí, 20,97% disseram que os atrativos turísticos da cidade foi o que fizeram participar do Cachaça Fest. A atividade comercial e a própria cidade corresponderam ambas a 13,48% das respostas. Oportunidades no agronegócio e atividades esportivas foram as respostas dos demais entrevistados.
Sobre como tomaram conhecimento do evento, a TV, amigos e a internet foram as respostas mais citadas pelos entrevistados. A divulgação na internet também cresceu bastante, isso pode ser atribuído ao fato do Portal CDP ter sido criado durante a edição passada e nessa ter dado um destaque importante ao evento e também ao blog da Condatur que sempre tem mostrado o potencial turístico de Castelo do Piauí.
Sobre os preços cobrados pelos estabelecimentos de alimentação, 82,00% disseram que os valores estavam dentro da normalidade e 15% acharam elevados. Isso comprova que os comerciantes de Castelo do Piauí não costumam explorar os visitantes, mesmo em uma época em que a cidade recebe muitos turistas.
O artesanato local tem se desenvolvido bastante desde o início do Cachaça Fest há 5 anos. 54,50% dos entrevistados afirmaram ter adquirido alguma peça do artesanato local.
Sobre os atrativos turísticos visitados, o Parque Municipal da Pedra do Castelo é o carro chefe, 45,63% dos entrevistados afirmaram ter visitado o monumento. A Cachoeira das Arraias foi o segundo ponto mais visitado, 19,09% dos entrevistados afirmaram ter passado por lá. Mesmo com o difícil acesso, que deve ser resolvido em breve, segundo o governador Wellington Dias, o Canyon do Poti atraiu 13,59% dos turistas.
A grande maioria dos entrevistados se mostrou satisfeita com o festival, 86,00% afirmaram que desejam participar da próxima edição, 11,50% não sabiam e apenas 2,50% disseram não querer participar do Cachaça Fest 2010.
A limpeza pública e a segurança do evento, atendimento em bares e restaurantes, qualidade dos produtos comercializados e a programação cultural foram bem avaliados, todos com mais de 80,00% entre bom e ótimo.
Fonte: www.portalcdp.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário