Durante todo o dia de hoje (31), na Biblioteca Municipal Elza Miguel Brandão estiveram presentes os representantes do SEBRAE Ronaldo Pompeu, Gestor do Projeto Turismo Território de Teresina, Fabiana Ribeiro e Selma Maia do SEBRAE Nacional realizando a II Consultoria que está acontecendo em cinco municípios do Estado. O encontro é a continuação da visita feita entre 24 e 26 de junho passado e visa acima de tudo criar ações que melhorem a infra-estrutura da cidade no que diz respeito ao turismo.
Consultora do SEBRAE, Selma Maia abrindo reunião e Fabiana Ribeiro ao fundo
Para essa situação foram planejadas duas etapas. Pela manhã, o público de sete pessoas representadas por artesãos, condutores de visitantes, funcionários públicos e costureiras foi dividido em dois grupos de três e quatro pessoas onde foi distribuída uma ficha da qual os participantes colocaram pontos que poderiam ser melhorados dentro do nosso turismo. Em seguida um integrante de cada grupo foi à frente relatar sobre tais ações, sobre os órgãos que poderiam ajudar a realizá-las, período necessário à sua realização e local onde as mesmas iriam ser implantadas. As ações escolhidas foram a sinalização nas trilhas ecológicas do turismo castelense, a implantação das lixeiras na localidade Pedreiras, melhoramento no lazer da cidade, melhoramento na Associação dos Artesãos (AACP).
Jordâno Rodrigues, membro da Condatur
Josué Stefan, Presidente da Associação dos Artesãos - AACP
Ao final das apresentações foi feita uma votação para escolha de duas das ações que na parte da tarde seriam as escolhidas para serem trabalhadas durante o tempo que a consultoria acontecerá na cidade (uma vez por mês de junho a dezembro de 2009). A vitória ficou com a sinalização das trilhas ecológicas e o melhoramento da Associação dos Artesãos. Na parte da tarde com um público de dez pessoas entre elas o presidente da CONDATUR – Associação de Condutores de Visitantes de Castelo Robson Miguel, coordenadores de órgãos públicos, condutores de visitantes, artesãos, secretários públicos e costureiras foram discutidas as iniciativas para as realizações das ações e divisão dos grupos que irão executar o projeto.
O que se espera a partir de então são resultados positivos para o melhoramento da infra-estrutura turística castelense, e sabe-se que eles poderão vir dependendo da colaboração, do censo comunitário de cada um, pois como diz Henry Ford “Reunir-se é um começo, manter-se unido é um progresso, trabalhar unido é um sucesso”!
Jordâno Rodrigues
Membro da Condatur
Nenhum comentário:
Postar um comentário