Aconteceu, durante a manhã e tarde da última quinta-feira, dia 17 deste, uma oficina de capacitação sobre a técnica de transplantio de árvores adultas ministrado por ninguém menos que o Secretário de Meio Ambiente do Município de Teresina, Dr. Clóvis Júnior, que contou com o auxílio de diversos profissionais daquela instituição.
A etapa teórica foi repassada na sede da secretaria, no Parque da Cidade, sendo que a prática deu-se no viveiro do bairro Primavera e em algumas avenidas da cidade que já receberam o transplantio pelo método chinês.
Castelenses no Parque da Cidade, em Teresina
Prática do curso no Viveiro do bairro Primavera
Estiveram representados três importantes municípios piauienses situados no médio curso do rio Poty, São Miguel do Tapuio, Burity dos Montes e Castelo do Piauí, cujos conhecimentos adquiridos em muito servirão para os projetos de arborização urbana e rural a serem desenvolvidos num futuro próximo, em especial, no tocante à arborização de praças e avenidas onde existe uma maior depredação quando se plantam árvores de pequeno porte.
Além desta capacitação, as citadas prefeituras estão recebendo lotes de mudas convencionais para o suprimento de suas demandas locais. A estimativa deste programa de apoio por parte da prefeitura de Teresina é de que algo em torno de 13 mil mudas sejam distribuídas junto aos citados municípios, englobando, também os de Assunção, São João da Serra e Juazeiro do Piauí, até o final do ano em curso. A última etapa dos trabalhos constará da instalação de viveiros municipais em cada uma das localidades supracitadas.
Certamente, uma das medidas mitigadoras para o problema das enchentes de Teresina passa, inexoravelmente, pela recomposição das matas ciliares que entornam o rio Poty e seus afluentes, portanto, torna-se louvável este esforço coletivo que serve de exemplo para que novas iniciativas como estas possam vicejar Piauí afora.
MAIS FOTOS:
Prática do curso na Av. Raul Lopes
Sec. Meio Ambiente Clóvis Júnior, em prática na Av. Raul Lopes
Benedito Rubens Luna de Azevedo
Assessoria de Turismo de Castelo do Piauí
Julho de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário