quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dado pontapé inicial para construção da estrada do cânion do Poti

Nos dias 31/08 e 01/09, o Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo – CONDATUR, Robson Miguel, integrou uma equipe da qual também fizeram parte o Coronel Boa Visita, engenheiro responsável pelo projeto de reforma e ampliação da estrada que liga Castelo à Fazenda Enjeitado e à Cachoeira da Lembrada, e o topógrafo Fábio, que fez a demarcação com GPS de todo o trecho a ser trabalhado.

 

canion_rio_poti37 Cel Boa Visita, condutor Robson Miguel e o topógrafo Fábio, na Cachoeira da Lembrada

Essa demarcação já é resultado da visita feita pelo Secretário de Turismo, Silvio Leite e sua equipe à Cachoeira da Lembrada e cânion do rio Poti, no último dia 12 de agosto, acompanhado pelo prefeito de Castelo, Wilmar Cardoso e pelos condutores Robson Miguel e Augusto Júnior. Na ocasião o Secretário anunciou que faria um projeto de construção de uma pousada rural, estradas e pontos de apoio na região para que os turistas tivessem todo o conforto necessário durante sua visita.

A equipe chegou à sede da fazenda Enjeitado na tarde do dia 31/09, ficando hospedada na residência do casal João André e Amélia, que não mediram esforços para bem acomodar a todos.

canion_rio_poti5

Sede da fazenda Enjeitado é um casarão construído na década de 50

Na manhã seguinte, os profissionais saíram às 6:30 h da manhã, em uma caminhada de 2 km até o local conhecido como Poço da Cruz, onde embarcaram em duas canoas de pesca usada pela população local. Foram aproximadamente 8 km percorridos nas canoas, por dentro do canalão, como os pescadores conhecem o cânion do Poti, com pequenas paradas de vez em quando nas casas de pedra usadas como rancho pelos pescadores, que chegam a passar vários dias ali. O trajeto final de 2 km foi concluído a pé, após escalada em um dos imensos paredões, chegando à Cachoeira da Lembrada.

 

canion_rio_poti14Condutor Robson Miguel e o Cel Boa Vista no Poço da Cruz, aguardando as canoas 

 

canion_rio_poti4 Uma das canoas usadas pelo grupo

canion_rio_poti34

Cel Boa Visita chegando ao final do cânion, na segunda canoa

Com a sensação de missão cumprida, iniciou-se o trajeto de volta. O próximo passo será a formatação do projeto e localização no mapa da área percorrida. Semana que vem o Coronel Boa Visita e sua equipe deverão fazer a demarcação a partir da cidade de Buriti dos Montes, até a Cachoeira da Lembrada, uma vez que o projeto original prevê dois acessos, um por Castelo e outro por Buriti dos Montes. Como bem falou o Secretário de Turismo quando esteve em Castelo, “esse é um projeto audacioso que beneficiará principalmente as cidades de Buriti dos Montes e Castelo do Piauí, mas é preciso que alguém dê o primeiro passo”.

 

MAIS FOTOS:

canion_rio_poti3Uma jibóia atravessou a trilha, felizmente não é peçonhenta

canion_rio_poti9

Fábio (topógrafo) e Cel Boa Vista (engenheiro) marcando a trilha com GPS

canion_rio_poti22

Casa de pedra dentro do canal usada onde os pescadores passam a noite durante pescaria

canion_rio_poti36

Vista do cânion feita do paredão onde o grupo saiu das canoas e retomou a trilha

canion_rio_poti38

Pescadores retirando a água de dentro da canoa para iniciar o percurso de volta

Fonte:Blog da Condatur

Nenhum comentário: