sábado, 5 de setembro de 2009

Feriado Municipal - 8 de Setembro - Festa em honra de Nossa Senhora da Estrela


NOSSA SENHORA DA ESTRELA – A lenda


Diz-nos a lenda que, após a conquista de Marvão, no séc. XII, numa noite de brenhas em que um pastor vigiava o seu rebanho, este foi surpreendido pelo brilho inaudito de uma estrela, sucesso esse que se repetiu durante várias noites, até que com um companheiro decidiu subir ao cimo do monte, guiado pela misteriosa luz.
Aí chegado, veio a descobrir, oculta numa pequena gruta, a imagem que durante muito tempo permanecera aguardando uma oportunidade para se revelar.
Neste mesmo local foi a imagem da Senhora, venerada e adorada, enquanto se não lhe construiu capela mais adequada.

A devoção à Padroeira do Concelho


Um dos aspectos mais vivos e ricos da antiquíssima devoção à Senhora da Estrela mostra-se nas inúmeras festas e procissões em sua honra. A primeira referência documental que temos das procissões à Nossa Senhora da Estrela data de 1779, numa carta do Juiz de Fora da Vila de Marvão à Rainha D. Maria I:
(…) Nos anos em que as sementeiras de pães, legumes e pastagens de gados padecem numa secura, e prometem esterilidade por falta de águas, costuma a Camera da Villa de Castelo de Vide distante desta uma légoa a requerimento do seu povo, fazer uma procissão de preces à mesma senhora, rogando-lhe águas de Misericórdia. (…)
Carta do Juiz de Fora da Vila de Marvão à Rainha D. Maria I – 1779

Nenhum comentário: