sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reisado de D. Eulina preserva a cultura castelense

Diz a tradição que três reis visitaram o estábulo onde a Virgem Maria dera a luz ao menino Jesus. Com o passar do tempo a Igreja Católica veio a venerar os três reis magos a cada dia 06 de janeiro, denominada Festa dos Santos Reis. Desde o período colonial, a população brasileira também passou a comemorar a data devido ao seu fervor religioso.

reisado_eulina_2

Os Caretas fazendo a oração aos Santos Reis no início do Reisado

Atualmente, em Castelo do Piauí vários grupos mantém viva esta especial manifestação folclórica. Logicamente, houve, neste caso, um sincretismo no que tange ao ritual, figuras da mitologia indígena e cabocla foram inseridas, tal como os caretas, o boi, a burrinha, a cabeça de fogo e a ema. Para cada figura há uma música e uma coreografia específicas, por exemplo, a da cabeça de fogo diz o seguinte: “Nega danada dona Raimunda foi a uma festa na Passagem Funda, nega danada dona Raimunda, foi selada voltou cacunda...”.

Aos 78 anos, Eulina Soares de Abreu, natural da localidade Seriema, município de São Miguel do Tapuio, não mede esforços para realizar o seu reisado. Moradora do bairro Piçarra, dona Eulina tem orgulho de manter o logradouro em frente à sua casa sempre limpo e florido. É ali onde ela realiza o seu evento, cadeiras na rua, tocadores na calçada, gente indo e voltando, é animação garantida. Os olhos das crianças petrificados diante das figuras fantásticas demonstram o clima teatral e envolvente que permeia a apresentação.

reisado_eulina_26

D. Eulina dançando com a “Nêga” Maluca, personagem do Reisado

Ao término da evolução, um animado leilão fecha os trabalhos contando com diversas prendas doadas pela comunidade. Além do engajamento de dezenas de colaboradores, este ano o reisado de dona Eulina contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Castelo do Piauí, cujo empenho em resgatar a cultura popular deve servir de exemplo para as demais instituições públicas. No rosto de cada um, a sensação do dever cumprido e a vontade de que a festa dos Santos Reis nunca pereça, na esperança de que, em 2012, aquela energia vibrante volte a cativar os corações e mentes de todos aqueles que amam as suas origens.

Benedito Rubens Luna de Azevedo

Cientista Social

Coordenador de Turismo de Buriti dos Montes

Nenhum comentário: