quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Condutores castelenses participam do V Congresso Estadual de Turismo
De 22 a 24 de agosto, a Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo esteve na cidade de Pedro II, participando do V Congresso Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes do Piauí. A abertura oficial foi às 20:00 horas de sexta-feira, 22/08, com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Silvio Leite; a presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo – SINGTUR/PI, D. Zélia; a técnica do SEBRAE/PI, Ceres Rebelo; a 1ª Dama de Pedro II, D. Eleonora e o presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Pedro II, Francisco Rogério.
No discurso de abertura do congresso, Silvio Leite afirmou que o turismo já é responsável por uma geração de emprego e renda a milhares de pessoas em todo o Piauí e a tendência é aumentar cada vez mais. Um exemplo disso é que crescente número de visitantes a Pedro II, que praticam o turismo em várias modalidades, desde o ecoturismo até o museu da roça e a lapidação da opala. Registrou também o sucesso turístico de Castelo do Piauí, ao registrar a presença e elogiar o trabalho dos condutores castelenses.
Durante os três dias do evento, várias autoridades realizaram palestras sobre assuntos variados. Um dos destaques foi a presença do Prof. Valdemar Pin, da cidade de Venda Nova-ES. O Prof. Pin falou sobre o sucesso do turismo rural na agricultura familiar em todo o estado do Espírito Santo, exibindo vídeos e fotos das famílias rurais de seu estado, afirmando ser plenamente possível implementar essa modalidade turística também no Piauí. Demonstrou interesse em dar sua contribuição também a Castelo do Piauí, cidade pela qual nutre um carinho especial, devido a ligação histórica que tem com a cidade de Castelo-ES, que tem destaque nacional e internacional nos campeonatos de vôo livre. Outra palestra que recebeu destaque foi a do Prof. Edson Correia, técnico da Secretaria Estadual de Turismo e professor da Faculdade AESPI, que fez uma retrospectiva de todos os investimentos de relevância para o desenvolvimento turístico do Piauí, desde tempos remotos até os dias atuais.
O congresso foi um sucesso, contando ainda com a presença da Drª Claudete Maria Miranda Dias que apresentou a palestra “Um Piauí que o Brasil não vê – História, Arte e Cultura”. Além disso o empresário Juscelino Araújo, do ramo da lapidação e exportação da opala e precursor em produção de jóias naquela cidade, acompanhou com interesse todas as palestras e discussões realizadas no evento.
A ACONTUR/PII, fez a entrega da comenda “Amigos da Acontur” a várias autoridades de relevância para o turismo em Pedro II, como Dr. Silvio Leite (Sec. Turismo), Ceres Rebelo (SEBRAE/PI), Fátima Galvão (Pedro segundense), Zélia (Presidente SINGTUR/PI), Maria Gorete (Opala Hotel), Raimundo João (Obra Kolping), José Patrocínio (Presidente PIEMTUR), sendo que este último mandou representante em seu lugar devido a compromissos. A proprietária da Pousada Rústica, Mirlene Rodrigues, também entregou homenagem a Silvio Leite. Outro que foi homenageado foi o Prof. Edson Correa, da AESPI, que recebeu presentes das mãos do Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí, Robson Lima.
Durante sua apresentação, a presidente do SINGTUR/PI, D. Zélia, anunciou que em 2009 novas turmas de Guias de Turismo Nacional serão abertas em Teresina. Anunciou também a unificação de todas as Associações de Condutores do Piauí em torno de um único nome, ACONTUR, a exemplo do que já ocorre com o SINGTUR, presente em todos os estados, porém, a novidade foi rejeitada pela Associação dos Condutores de Pedro II, que mesmo sabendo já existir outras associações usando a sigla ACONTUR, tanto no Piauí como em outros estados, como por exemplo, no Mato Grosso onde a sigla já é usada há mais de 10 anos, muito antes de Pedro II, como falou o próprio presidente Rogério, não aceitam outra organização com o mesmo nome. Vamos torcer para que o bom senso prevaleça e para todos deixemos a prepotência e a arrogância de lado e pensemos na unificação, pois como diz o ditado, a união faz a força.
Ao final dos trabalhos, o Condutor Osiel, representante da Associação Ecoturismo do Meio Norte, de Piripiri, reivindicou que o VI Congresso, fosse sediado no Parque Nacional de Sete Cidades, onde além de condutor é membro do Corpo de Combate a Incêndios, e foi prontamente aclamado com o próximo anfitrião. Em 2009, Piripiri será a capital do turismo no Piauí.
No último dia os congressistas visitaram a Gritador e o Museu da Roça, voltando então para suas cidades de origem logo após o almoço. Foi sem dúvida um momento produtivo para o turismo em nosso estado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário