segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Palestra com Drª Claudete teve auditório lotado





Durante todo o dia de ontem, estava conosco para ministrar uma palestra no turno da tarde, a historiadora piauiense Drª Claudete Maria Miranda Dias, que atualmente está desenvolvendo um projeto intitulado “O Piauí que o Brasil não vê: História, Arte e Cultura”, que também foi tema de sua palestra.

Acompanhada dos consultores da CONITUR – Consultoria Nacional e Internacional de Turismo, Francisco Pantaleão e Alberita Nunes, além do Assessor de Turismo da prefeitura municipal, Benedito Rubens, Drª Claudete visitou a Pedra do Castelo, que a deixou maravilhada, sobretudo as pinturas rupestres, que em sua avaliação, em muito se assemelham às de Serra da Capivara. Já em Castelo e acompanhada pelo presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo, Robson Lima, visitaram os stúdios da FM Vale do Poti, oportunidade em que convidaram os castelenses a comparecem à palestra.

Outro local que impressionou a historiadora foi o Museu do Tito, com sua enormidade de peças antigas e seu amplo acervo histórico-cultural, onde cada peça conta uma história específica da história do povo castelense. De todo o acervo da casa, o que mais a impressionou foi a coleção de machadinhas, pedras polidas usadas por nossos ancestrais primitivos para caçar e cortar alimentos.

Sua palestra foi prestigiada pelos membros da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo, bem como pelos alunos dos cursos de Condutor de Visitantes, Garçom e Secretário Programa Pró-Jovem, que tem como coordenador Edmilson, que também estava presente. Além disso professores e coordenadores das escolas municipais e estaduais aproveitaram a oportunidade para esclarecer suas dúvidas acerca da história do Piauí, principalmente sobre a Balaiada, tema de um dos livros escritos pela professora Claudete.

Ao término da palestra, Francisco Pantaleão, consultor da CONITUR, apresentou relatório das atividades da geminação entre Castelo do Piauí e Marvão, principalmente da visita da comitiva marvanense à nossa cidade durante o Cachaça Fest. Porém, a grande surpresa da tarde ainda estava por vir. Pantaleão e Profª Claudete anunciaram que no mês de outubro próximo, pretendem ministrar mini-curso de história do Piauí para os alunos e professores de Castelo.

Certamente Castelo vive um momento ímpar, onde seu povo está cada vez mais dando a devida importância à história e cultura local. Essa tendência aumenta a cada dia, e quem ganha é a cidade.

Nenhum comentário: