sexta-feira, 15 de agosto de 2008
História do Piauí e de Castelo será tema de palestra
A Consultoria Nacional e Internacional de Turismo – CONITUR, está organizando em parceria com a Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo – ACONTUR/Castelo e apoio da Prefeitura Municipal, uma palestra com a Profª Claudete Maria Miranda Dias, com o tema “O Piauí que o Brasil não vê: História, Arte e Cultura”. Esta palestra tem como objetivo conscientizar os castelenses sobre a importância de conhecerem e valorizarem suas origens históricas, fazendo com que as atuais e futuras gerações tenham a real compreensão de seu papel como agente de transformação social. Também fará explanação sobre as origens do homem americano, além de situar sobre o período colonial piauiense, tendo como pano de fundo a região de Castelo do Piauí, antiga Vila de Marvão.
Claudete Miranda Dias é professora, historiadora e pesquisadora com Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1973, Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1985), Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Pós-Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (2004). Atualmente faz parte do Programa de Pós Graduação em História no curso de Mestrado em História do Brasil, da UFPI, no quadro de Professor Colaborador onde orienta monografias de mestrado e desenvolve projetos de extensão e pesquisa. Ao longo da carreira, publicou vários livros e artigos sobre sua produção acadêmica e científica, artística e técnica, recebendo prêmios e condecorações. Mesmo aposentada continua ativa desenvolvendo pesquisas e estudos em História Social e Cultural. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa O PIAUÍ QUE O BRASIL NÃO VÊ: HISTÓRIA, ARTE E CULTURA-ENCICLOPÉDIA PIAUIENSE, com apoio do CNPq e da UFPI, além de coordenar a organização dos eventos “Balaiada 170 anos” e “França-Brasil: Um longo caso de amor” e do livro “História dos Índios do Piauí”.
A palestra faz parte da programação das atividades em prol da geminação Catelo/Marvão, e acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a partir das 16 horas, onde haverá reapresentação de slides de Marvão/Portugal, por Benedito Rubens, assessor de turismo da prefeitura municipal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário