A manhã de ontem foi muito importante para o estreitamento dos laços culturais entre as cidades de Castelo do Piauí e Marvão, situado no Distrito de Portalegre, em Portugal.
O encontro virtual foi aberto pelo Prof. Manuel Graça, que é Diretor Executivo da Escola Básica Integrada com Jardim de Infância, Dr. Manuel Magro Machado de Santo António das Areias, contando com participação das professoras Fernanda Fernandes (diretora da turma) e Paula Morgado (responsável pela Biblioteca Escolar), e possibilitou que alunos de ambos os lados conhecessem um pouco mais sobre os colegas do outro lado do Oceano Atlântico.
Em Castelo, participaram alunos do 6º ano da Unidade Escolar Profª Osmarina Vieira de Sousa Moreira, sob o comando das professoras Guida Apolônio e Rita Marcelino, respectivamente diretora da escola e professora de língua portuguesa da turma escolhida. Também participou com apoio técnico o Coordenador do Laboratório Municipal de Informática, Robson Lima, que integrou a comitiva da Prefeitura e Câmara Municipal de Castelo durante visita oficial a Marvão, para assinatura do documento de ratificação do Protocolo de Geminação, por ocasião da Feira da Castanha, em novembro último.
Para realização da conferência foram utilizados um projetor, um computador com web cam, um microfone e uma caixa amplificada de som. Devido a alguns problemas técnicos não foi possível que todos os alunos castelenses se apresentassem, mas nem por isso e evento perdeu o brilho. Ficaram todos atentos e eufóricos vendo e ouvindo a apresentação os colegas marvanenses. Os alunos castelenses ficaram particularmente impressionados com os trajes típicos apresentados e já planejam surpresas para um eventual segundo encontro.
Foi sem dúvida um momento ímpar de interação entre estudantes dos dois municípios. De acordo com a professora Rita Marcelino, esta conferência não poderia ter vindo em melhor momento, já que seus alunos estão estudando as diferenças entre a língua portuguesa no Brasil e em Portugal, que são muitas.
Em tempo: além dos professores mencionados no texto, particicpou também a Assessora da Casa da Cultura de Marvão, Catarina Machado, que já conhece Castelo do Piauí, por ter feito parte da comitiva oficial de autarcas marvanenses que nos visitou em julho do ano passado, por ocasião do Cachaça Fest.
Um comentário:
Deixo aqui meus parabéns a todos que direta ou indiretamente estiveram envolvidos nesse acontecimento. São iniciativas assim que iram cada vez mais estreitar os laços de irmandade entre Castelo e Marvão.
Postar um comentário