quinta-feira, 7 de maio de 2009

Enduro do Marvão poderá ser adiado por causa das chuvas

enduro do marvao 2009

A 8ª edição do Enduro do Marvão, de Castelo do Piauí, poderá ser adiada devido ao alto índice pluviométrico da região.

A informação foi passada por Newton Rossi, piloto de enduro e organizador do evento. Segundo declarou, no último final de semana ele mesmo tentou fazer um levantamento prévio da situação das trilhas escolhidas para esse enduro, mas para todos os lados que ia só encontrava trechos tomados pelas águas, simplesmente intrafegáveis até mesmo para pilotos experientes. “Onde antes tinha um pequeno córrego ou riacho, no último domingo encontrei correntezas fortíssimas que me impediram de prosseguir com o levantamento que estava fazendo. Ainda tentei pegar algumas trilhas alternativas, mas para todos os lugares que ia só tinha mesmo era muita água”, explicou.

IMG_0416 Newton Rossi (ao centro na fileira de baixo), com equipe que realizou o Enduro do Marvão 2008

 

A nova data também dependerá da situação do terreno, pois de acordo com as informações do piloto, não tem como fazer a prova num terreno instável, pois a planilha é elaborada com certa antecedência, e depois revisada. Entre a elaboração, a revisão e o evento, pode haver mudanças significativas no terreno, como a abertura de crateras no solo, queda de árvores, ou mesmo aparecimento de córregos que certamente não estarão na planilha, causando confusão aos competidores.

A primeira data marcada para o enduro foi 17/05, mas teve que ser adiada por conta no atraso na entrega dos aparelhos de GPS, que serão a grande novidade desta edição do Enduro do Marvão.

IMG_0196 Pilotos se preparando para largada ano passado

 

Tecnologia a serviço do esporte

Nesse ano, os competidores serão monitorados por GPS, que darão informações sobre velocidade, posição, erros e acertos, tudo em tempo real via satélite. Antes, essas informações eram fornecidas pelos PC’s (postos de controles) que operavam coletores manuais que ao final da prova seriam levados para a apuração pela organização, o que muitas vezes levava tempo.

Além da rapidez na apuração, essa mudança torna a prova ainda mais técnica, exigindo toda a experiência do piloto que em todo o percurso deverá obedecer às médias de velocidade, sob o risco de ser punido na sua pontuação.

 

Fonte: Portal CDP

Nenhum comentário: