Ontem (20), o prefeito de Castelo, Wilmar Cardoso e o Coordenador Municipal de Turismo, Robson Miguel, estiveram reunidos com Benedito Rubens (Coordenador Municipal de Turismo de Buriti dos Montes) e Manuel Pantaleão (Consultor Internacional de Turismo), para tratarem da reativação dos trabalhos relativos ao Protocolo de Geminação assinado em 2008 entre as cidades irmãs de Castelo do Piauí e Marvão, em Portugal.
Naquele ano, uma comitiva de autarcas marvanenses composta por Pedro Sobreiro (então vice-presidente do Concelho de Marvão e vereador do turismo), Madalena Tavares (vereadora), Carlos Sequeira (então presidente da Assembléia Municipal) e Catarina Machado (então técnica da Casa da Cultura de Marvão), veio a Castelo durante o Cachaça Fest, oportunidade em que conheceram a cidade e os principais atrativos turísticos, além de assinarem a primeira parte do Protocolo de Geminação entre as duas cidades, tendo inclusive ficado impressionados sobre como o nome Marvão ainda está muito presente na vida dos castelenses.
Em novembro de 2008, uma comitiva de castelenses, da qual fizerem parte o então prefeito de Castelo, Dr. Zé Maia e o então prefeito eleito Wilmar Cardoso, dentre outros, foram a Marvão para assinar a segunda parte do Protocolo de Geminação, durante a Feira da Castanha/Festa do Castanheiro, uma de suas festividades mais tradicionais.
No início de setembro/2011, Manuel Pantaleão, que integrou a comitiva oficial de castelenses em 2008, esteve em Marvão, ocasião em que conversou com o presidente do conselho, Vitor Frutuoso, bem como com o vereador do turismo, José Manuel Ramilo Pires, que demonstraram interesse em reativar os projetos relativos ao intercâmbio cultural, empresarial e turístico entre os dois municípios.
Wilmar Cardoso mostrou-se entusiasmado em dar continuidade ao intercâmbio iniciado pelo seu antecessor, Dr. Zé Maia, que prevê diversas parcerias entre as duas cidades.
Confira abaixo matérias relacionadas no blogue da geminação, www.portugalmarvaobrasil.blogspot.com, desenvolvido por Robson Miguel, técnico castelense responsável pela articulação das atividades relativas ao intercâmbio:
Cidades Gêmeas – Como tudo começou.
Divisor de águas na história castelense
Nenhum comentário:
Postar um comentário